Simarito no Trânsito, game para divertir e ensinar, app pioneiro da Prefeitura de Maricá

Nesta terça-feira (18/09), na abertura da Semana Nacional do Trânsito, a Prefeitura de Maricá lança um game educativo, disponível gratuitamente para smartphone Android (loja Google Play Store).

Um dos principais eventos previstos na programação da Semana Nacional de Trânsito em Maricá (RJ) é o Simarito, um game para smartphones, que de forma interativa, conscientiza os jogadores a terem boas maneiras no trânsito. Já disponível na loja online GooglePlay, o game, gratuito, é uma iniciativa pioneira nesse formato no país e foi inteiramente concebido e desenvolvido pela Coordenação de Comunicação da Prefeitura de Maricá, cidade do Leste Fluminense. Mesmo sem ter sido lançado oficialmente, já conta com quase 100 downloads e cerca de 61 dispositivos ativos na versão beta e na definitiva. O personagem Simarito foi criado há dois anos pela Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Trânsito para auxiliar as ações de educação nas escolas e nas ruas.

O processo de criação do jogo, que por enquanto só roda em plataformas Android, utiliza um universo 2D construído de forma lúdica, com elementos da própria cidade ambientando as jogadas. O projeto exigiu pelo menos três meses de desenvolvimento, totalmente “in house” e o resultado foi além do esperado dado o tipo do desafio. “O mais difícil foi conciliar a mecânica e o movimento de um game com as noções básicas de comportamento no trânsito, para motoristas, ciclistas, pedestres e motociclistas”, explica o desenvolvedor Alexej Tykac. “Nós nos preocupamos em ter a proposta de um jogo que não tivesse cunho institucional, com uma interface amigável, que pudesse transmitir de forma lúdica a educação no trânsito, que tem como base essa linguagem. Estamos tendo um retorno muito positivo, especialmente das crianças”, explica. Até a voz do personagem do game é a mesma usada nos filmetes em animação já lançados pela Coordenação de Comunicação, feita por um profissional da equipe como Tykac. Vetores e a trilha sonora ficaram a cargo do também designer Michel Monteiro.

A intenção da Coordenação de Comunicação da Prefeitura é a de aproveitar a experiência do desenvolvimento do Simarito para criar outros aplicativos na mesma linha. Ao mesmo tempo, o “Simarito no Trânsito” – nome oficial do jogo – receberá atualizações periódicas. “Cada data comemorativa será inserida no game, seja no cenário, trilha sonora e até mesmo nos desafios”, completa Alexej.

O jogo recebeu avaliações favoráveis de especialistas. “A ambientação é impecável, a trilha sonora é de primeira linha e há uma mecânica de fluidez bem dinâmica entre os comandos do jogo”, analisa o gamer Tiago Campello, que baixou o aplicativo e o testou a pedido da Prefeitura. “O jogador faz um percurso bem desafiador, podendo perder vida caso ultrapasse o sinal vermelho, desobedeça a sinalização das placas, encoste no celular ou faça uso de bebida alcoólica”, prosseguiu. Para o especialista, que mora em Maricá e participa de grandes eventos do setor como o Brasil Game Show (SP), a utilização de elementos visuais, culturais e arquitetônicos da cidade no jogo funciona como um atrativo e um fator de identificação. “Tudo isso, vislumbrando na ambientação do jogo os pontos turísticos de Maricá como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, o Farol de Ponta Negra, a lagoa de Araçatiba, entre outros. A proposta do jogo definitivamente é inteirar e conscientizar”, conclui.

O lançamento oficial do game será nesta terça-feira (18/09), na abertura da Semana de Trânsito em Maricá. Alunos de escolas municipais da cidade poderão jogar uma versão do Simarito a partir de computadores ligados a um telão de led instalado pela Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, em uma estrutura na Praça Orlando de Barros Pimentel, a principal do Centro da cidade. Ao mesmo tempo poderão fazer o download do game na hora.

Volney Tolentino

Jovem dinâmico, que detém o poder central dos Cebolas Verdes; Um clã no interior (sigilo) da imensa África Subsaariana. Sua missão é fazer o bem como designer, crítico de cinema, professor de inglês e amante esportivo.

Estamos ao vivo!
CURRENTLY OFFLINE