Arquitetura ARM recebe suporte a Ray Tracing RTX e DLSS

Na Game Developers Conference (GDC) desta semana, a NVIDIA revelou duas novas demos técnicas de suas tecnologias GeForce RTX em um processador MediaTek baseado em ARM, mostrando como as tecnologias de gráficos avançados chegarão a muitos mais dispositivos. As demonstrações são o mais recente marco em uma jornada para trazer gráficos avançados para sistemas baseados em ARM.

Ray Tracing e DLSS no ARM

As duas demos incluem Wolfenstein: Youngblood com Ray Tracing em tempo real e DLSS em uma plataforma baseada em ARM pela primeira vez. A NVIDIA também mostrou o demo de The Bistro rodando com Ray Tracing em ARM, com RTX Direct Illumination (RTXDI) e NVIDIA Optix AI-Acceleration Denoiser (NRD) habilitados.

As demos estão rodando em tempo real em um dispositivo equipado com um ARM MediaTek Kompanio 1200, que foi emparelhado com uma GPU GeForce RTX 3060.

As duas demonstrações são possíveis porque a NVIDIA portou vários kits de desenvolvimento (SDKs) RTX para funcionar em dispositivos ARM, incluindo:

  • Deep Learning Super Sampling (DLSS) – usa IA para aumentar as taxas de quadros e gerar imagens bonitas e nítidas para jogos;

  • RTX Direct Illumination (RTXDI) – permite aos desenvolvedores adicionar iluminação dinâmica aos ambientes de seus jogos.

  • NVIDIA Optix AI-Acceleration Denoiser (NRD) – usa AI para renderizar imagens de alta fidelidade com mais rapidez.

  • RTX Memory Utility (RTXMU) – otimiza a maneira como os aplicativos usam a memória gráfica.

  • RTX Global Illumination (RTXGI) – ajuda a recriar a forma como a luz é refletida em ambientes do mundo real.

 

Os SDKs RTXDI, NRD e RTXMU para ARM com Linux e Chromium já estão disponíveis. RTXGI e DLSS estarão disponíveis em breve.

O RTX redefiniu a indústria. Agora a NVIDIA está investindo em novas plataformas nas quais gráficos avançados podem ser implantados para que os jogadores tenham mais opções.