AMD-Chiplets
AMD-Chiplets

AMD e a revolução do chips

AMD estuda a possibilidade de mesclar processadores futuros e melhores com GPU de alto desempenho. A ideia já está sendo usada nos processadores Threadripper da AMD e nos processadores Intel Kaby Lake-G que resume em partes de chips empilhados em interposeres (clique para saber mais, em inglês) para formar um único chip, assim nomeado de chiplet (clique para saber mais, em inglês)

Com a Lei de Moore sendo pronunciada dentro de sua agonia, os designs históricos de matrizes monolíticas estão se tornando cada vez mais caros de serem fabricados. Não é segredo que tanto a AMD quanto a NVIDIA têm explorado uma abordagem MCM (Multi-Chip-Module) para desviar de designs de matrizes monolíticos para um design “chiplet” muito mais gerenciável.

Chiplet

 

Embora o sistema de roteamento on-chip de cada chiplet possa funcionar perfeitamente, quando estão todos conectados na rede do interceptador, pode surgir uma situação em que uma rede tenta rotear dados de tal forma que um trafic jam ocorre que acaba por travar o computador. “Pode acontecer basicamente onde você tem um círculo ou um ciclo de mensagens diferentes, todos tentando competir pelos mesmos tipos de recursos, fazendo com que todos esperem”, explica Loh.

A equipe da AMD descobriu que os deadlocks em interposers ativos basicamente desaparecem se você seguir algumas regras ao projetar redes no chip. Essas regras determinam onde os dados podem entrar e sair do chip e também restringem as direções que podem seguir quando entram no chip pela primeira vez. Sabendo disso, equipes separadas de engenheiros podem projetar chiplets sem ter que se preocupar com o funcionamento das redes em outros chiplets ou até mesmo como a rede no interposer ativo funciona.

Chiplet-Circuit
Chiplet Circuit

Um problema para essa abordagem de interposição ativa, no entanto, é o custo. A AMD, no entanto, está trabalhando na construção de redundância suficiente no projeto de interposer ativo para alcançar o ponto ideal entre custo de desenvolvimento e taxa de rendimento.

DESCASCANDO AO VIVO!
CURRENTLY OFFLINE