“Watchmen” lidera o Emmy’s com 26 indicações

Série foi impulsionada em 2020 por tratar tão bem de assuntos sociais sérios, como a luta pela igualdade racial.

Embora não seja nada surpreendente ouvir que a HBO está liderando o caminho em indicações para prêmios de prestígio, é uma novidade ver um programa de TV de quadrinhos homenageado com esse prestígio. No entanto, Watchmen inadvertidamente se tornou um prenúncio oportuno do tumultuado ano de 2020. A série mostra de perto como as hostilidades raciais e a corrupção no policiamento e no governo vê os Estados Unidos quase invadidos por uma revolta supremacista branca. Nesse contexto, Watchmen , compreensivelmente, merece reconhecimento por ter o dedo tão diretamente no pulso.

Watchmen conquistou três grandes prêmios na categoria Emmy Awards: Melhor Ator Principal em Série Limitada ou Filme (para Jeremy Irons); Melhor Atriz Coadjuvante em Série ou Filme Limitado (para Jean Smart); e Série Limitada Extraordinária.

Frank Scherma, presidente e CEO da Television Academy, deixou claro durante os anúncios do Emmy Nominations que os eventos de 2020 definitivamente influenciaram a lista de indicados: “Este ano, também testemunhamos uma das maiores lutas pela justiça social em história. E é nosso dever usar esse meio para mudar ”.

Como afirmado, Watchmen estava à frente de seu tempo em termos de colocar um microscópio na América moderna, e a escuridão à espreita em seu ventre cultural. Na época em que Watchmen estreou (naquele mundo antigo do outono de 2019), a maior preocupação dos fãs era como o programa honraria (ou não) o legado da série de quadrinhos de Alan Moore e Dave Gibbons. No entanto, Watchmen rapidamente saltou da página de quadrinhos e entrou em alguns comentários sociopolíticos muito reais, oferecendo uma visão da América, onde as relações policiais ficaram tão ruins que os policiais operam como agentes anônimos e mascarados; o mundo vive com medo de uma praga psíquica alienígena; e supremacistas brancos (em policiamento e política) traçam uma conspiração para alcançar o poder supremo, em sua pretensa recuperação da América. Além disso, tivemos uma bela evolução da história clássica de Watchmen , que abriu poderosas novas portas da narrativa moderna.

É claro que a influência de Watchmen foi muito além de apenas prever os barris de pó borbulhantes nas veias da América, que estavam prestes a explodir: desde seus primeiros quadros, a série também ajudou a inspirar uma revolução social da vida real. A sequência de abertura de Watchmen retratou os horríveis eventos do Massacre de Corrida de Tulsa, Oklahoma – um evento histórico da vida real que muitos americanos nunca ouviram falar antes de assistir Watchmen . Desde então, Tulsa se tornou um importante ponto central da conversa renovada sobre as relações raciais americanas e a busca pela justiça social. Em outras palavras: Watchmen alcançou o tipo de mudança na vida real que o Emmy está procurando este ano.

Watchmen está disponível nas plataformas de streaming da HBO.

Via ComicBook.