Shakespeare origina série de TV sobre conflitos entre famílias camponesas

Obra idealizada pelo ator Leonardo Machado (1976-2018) estreia no dia 3 de dezembro, às 21h, no canal de TV Prime Box Brazil

Última atualização:

O romance desmedido que dois jovens resolvem experimentar a contragosto da rivalidade entre suas famílias é o enredo da nova série “Verona“, uma das últimas idealizações do ator Leonardo Machado (1976-2018) na dramaturgia.

A adaptação da história do casal mais famoso da tragédia shakespeariana entra em circuito nacional a partir de 3 de dezembro, às 21h, no canal de TV por assinatura Prime Box Brazil.

O roteiro dirigido por Ane Siderman explora conflitos do campo brasileiro e se passa na semana entre Natal e Ano Novo, quando as pessoas tendem a se reunir. A postergação é tema recorrente da narrativa. “As coisas que sempre deixamos para resolver depois e acabamos nunca conseguindo fazer”, define a cineasta. Inclusive, para reforçar essa reflexão, os créditos iniciais dos quatro episódios da primeira temporada carregam frases de Shakespeare, o que evidencia a contemporaneidade dos temas. É o caso do trecho extraído da peça ‘Medida por Medida’ de 1604: “Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar”.

Em “Verona”, duas famílias estão rodeadas há décadas por cercas que separam suas fazendas vizinhas na fronteira Brasil-Uruguai. A tensão aumenta na trama costurada por temas secundários, que vão de preconceitos e ódios a falta de generosidade. O que as famílias não sabem é que o improvável amor dos seus integrantes está prestes a quebrar barreiras.

A paixão dos protagonistas Rodrigo e Juliana, interpretados pelos atores Lucas Zaffari e Marcela Fetter, poderia ser a reaproximação de uma convivência marcada por ressentimentos. Mas, como a história original de Shakespeare, o ser humano é muito mais complexo e inexplicável. Seja em Verona, na Itália, seja em uma fazenda no interior brasileiro, a tragédia vive dentro das pessoas e às vezes é impossível de ser controlada.

O projeto do Leonardo Machado, concebido em parceria com Siderman, com quem foi casado a oito anos, buscou retratar as dificuldades enfrentadas por Romeu e Julieta, contrapondo-as às estâncias de Bagé, cidade com a qual o ator de identificava, localizada no interior do Rio Grande do Sul. Fã de Shakespeare, Machado atuou em algumas adaptações da obra do poeta inglês para o teatro, entre elas as peças “Sonho de uma Noite de Verão” e “A Megera Domada”.

O elenco de “Verona” também é composto pelos atores Sandra Dani, Bruno Krieger, Carlos Cunha, Ida Celina, Nelson Diniz, Artur José Pinto, Martha Brito, Marcos Verza, Liane Venturella e Carmem Fagundes. A adaptação tem roteiro assinado por Paulo Nascimento e produção da Accorde Filmes.

A cidade de Verona, que dá nome à série, é também conhecida como cidade do amor, famosa em todo o mundo por ter inspirado o casal da história escrita por Shakespeare. Localizado na região de Vêneto, ao norte da Itália, o bairro nunca foi visitado pelo poeta que a tornou famoso em todo o mundo.

DESCASCANDO AO VIVO!
CURRENTLY OFFLINE