NOTA: Essa postagem contém spoilers do episódio 7 da 2ª temporada de Winning Time, “F**K Boston”.
A segunda temporada de Lakers: Hora de Vencer da HBO terminou com o confronto clássico entre o chamativo Showtime Lakers e o formidável Boston Celtics nas Finais da NBA de 1984. Os sete episódios da 2ª temporada de Winning Time cobriram vários fatores cruciais dos bastidores entre 1980 e 1984 e viram o Showtime Lakers ganhar posição como uma dinastia legítima da NBA.
Cada jogo foi um evento imperdível para os fãs da NBA, enquanto Magic Johnson (Quincy Isaiah) e Larry Bird (Sean Patrick Small) duelavam. Ao longo de sete jogos muito disputados, Bird destruiu seus companheiros na imprensa, uma pequena briga estourou entre as equipes após uma falta dura sobre Kurt Rambis (Joel Allen) e Boston recorreu a truques sujos para vencer. Mas será que tudo isso realmente aconteceu?
Os Lakers não correram direto para o ônibus após a vitória no primeiro jogo em Boston
Uma das maiores imprecisões na 2ª temporada de Winning Time aparece no início do primeiro e do último episódio. No show, os Lakers saem correndo da quadra do Boston Celtics após uma surpreendente vitória fora de casa no Jogo 1 das Finais da NBA de 1984. Essa sequência, embora divertida e fiel à rivalidade apaixonada entre Lakers e Celtics, não é realmente fatual, considerando que muitos dos fãs dos Celtics deixaram o Boston Garden antes que a campainha final soasse. Os Lakers de fato venceram o jogo, mas saiu da quadra com calma quando o jogo acabou. Kareem Abdul-Jabbar, que liderou os Lakers em pontos (32) e rebotes (8) naquele jogo, até parou para uma entrevista pós-jogo depois de deixar a quadra.
Larry Bird criticou seus companheiros de equipe na imprensa após o terceiro jogo das Finais da NBA de 1984?
Ficção
Depois de dois jogos, os Lakers e os Celtics empataram com um jogo cada, e o Jogo 3 estava de volta a Los Angeles. Com a vantagem de jogar em casa, os Lakers dominaram absolutamente os Celtics por 137-104. Bird ficou furioso.
Após o jogo, a imprensa esteve no vestiário dos visitantes e não perdeu tempo em ouvir a opinião de Bird. A lenda dos Celtics não apenas afirmou que o time estava jogando como “maricas”, mas também alegou que a chave para vencer os Lakers no Jogo 4 foram “12 transplantes de coração”.
Fato
Quando os Lakers derrotaram os Celtics no Jogo 3, Bird tinha muitos motivos para ficar chateado como um competidor feroz. Os Celtics não apenas perderam para seus rivais, mas seu inimigo Johnson estabeleceu um recorde nas Finais da NBA com 21 assistências. De acordo com a Sports Illustrated , quando Bird foi questionado sobre o desempenho de seu time, ele disse: “Jogamos como maricas“. Além disso, quando questionado sobre o que ele achava que precisava mudar para que os Celtics vencessem o próximo jogo, ele respondeu: “12 transplantes de coração”.
Magic Johnson não conseguiu passar para um Kareem aberto no Jogo 2 e prorrogação forçada
A representação dos momentos finais do Jogo 2 por Winning Time é quase idêntica à transmissão real da televisão CBS. O Magic aparentemente congelou ou perdeu o controle do cronômetro de jogo durante os últimos segundos do 4º período, não conseguindo passar para um Kareem aberto na área e driblou por cerca de 11 segundos antes de fazer um movimento. Faltando apenas um segundo para o final do tempo regulamentar, Magic passou para seu companheiro de equipe no topo da chave, que deu um arremesso que foi bloqueado pelo atacante dos Celtics, Kevin McHale, muito depois da campainha final soar. A cena era essencialmente uma reconstituição perfeita do erro do Magic que seria difícil de acreditar se não fosse verdade.
Kevin McHale varreu Kurt Rambis no Jogo 4 das Finais da NBA de 1984?
Ficção
Era o Jogo 4 e os Lakers lideravam no terceiro quarto. Então, em uma jogada específica, Rambis sobe para uma bandeja, mas é varrido por Kevin McHale (Andrew Stephens). Depois de cair no chão, Rambis imediatamente se levanta e vai atrás de McHale. A partir daí, os bancos dos dois times ficam vazios e os jogadores brigam.
Assim que as coisas começaram a se acalmar, McHale tentou ir até Rambis para se desculpar, mas Bird ameaçou quebrar o pescoço de McHale se o fizesse. Na mente de Bird, os Lakers perderam a vantagem mental no jogo, e ele provou estar certo quando os Lakers acabaram perdendo.
Fato
McHale ter forrado Rambis é talvez uma das faltas mais flagrantes da história da NBA.
Agora, no que diz respeito a Bird ter dito a McHale para não pedir desculpas a Rambis, não conseguimos encontrar nenhuma informação que provasse que esse fosse o caso. Embora a pesquisa mostre que Bird é o competidor final, nada que encontramos indica que ele ameaçou seu companheiro de equipe para impedi-lo de se desculpar.
Os Celtics desligaram o ar-condicionado durante o Jogo 5 das finais da NBA de 1984?
Ficção
Jogo 5 em Boston foi miserável para os Lakers. Embora estivessem 30 graus lá fora, dentro da arena estavam 36 graus e a equipe de Los Angeles não se saiu bem no calor extremo. Kareem Abdul-Jabbar (Solomon Hughes), em particular, estava tendo dificuldades para lidar com as condições e estava no banco com máscara de oxigênio.
Pat Riley (Adrien Brody) finalmente caminhou até Abdul-Jabbar e disse-lhe para ir ao vestiário. Enquanto o pivô dos Lakers saía da quadra, Red Auerbach (Michael Chiklis) consultou um membro da equipe da zeladoria da arena para garantir que a água do vestiário estava ligada novamente. O funcionário confirma que sim, mas só a água quente funciona, o que traz um sorriso ao rosto dos dois homens.
O Lakers perdeu o Jogo 5.
Fato
Olhando novamente para a Sports Illustrated, os Lakers dos anos 1980 aparentemente acreditavam que os Celtics estavam sempre “pregando peças sujas” e que Auerbach estava por trás de tudo isso. O que não foi mencionado na série foi o fato de Riley até acreditar que Auerbach propositalmente fez o alarme de incêndio do hotel dos Lakers em Boston disparar no meio da noite, antes de um de seus confrontos.
Olhando especificamente para o Jogo 5, também conhecido como “Jogo de Calor”, a NBC Sports relata que a temperatura estava estimada em 37 graus na arena de Boston naquele dia. Naquela época, Boston estava passando por uma onda de calor. Embora Auerbach tenha sido acusado de fazer seu quinhão de truques com os Lakers, ele não desligou propositalmente o ar-condicionado. Acontece que em 1984, o Boston Garden (a arena dos Celtics) não tinha sistema de ar-condicionado. Portanto, não havia nada para desligar.
Porém, em uma nota interessante, Riley pode não ter culpado Auerbach pelo calor na quadra, mas a Sports Illustrated mencionou que Riley o acusou de ligar o aquecimento no vestiário dos visitantes.
Kareem superou uma enxaqueca severa para liderar os Lakers na pontuação na vitória do Jogo 6
Kareem lutava contra enxaquecas desde os quatorze anos e passou por uma tão grave antes do início do Jogo 6 das Finais da NBA que quase não jogou. Notavelmente, Kareem superou a forte enxaqueca para liderar o Lakers na pontuação na vitória do Jogo 6 no The Forum, acumulando 30 pontos e 10 rebotes e preparando o terreno para o Jogo 7 em Boston. O grande homem dos Lakers supostamente sofreu seis ataques de enxaqueca durante um período de nove dias durante as Finais da NBA de 1984, dizendo ao Los Angeles Times que esses estavam entre os piores que ele já teve. Kareem ficou em uma sala escura e silenciosa para se aliviar antes de aparecer na luta pelo Lakers no Jogo 6.
Todos episódios da 2ª temporada de Lakers: Hora de Vencer estão disponíveis no HBO Max.