NOTA: Essa postagem contém spoilers do episódio 2 da 2ª temporada de Winning Time , “The Magic Is Back”.
Retornando de sua lesão mostrada no episódio 1 da 2ª temporada de Winning Time, Magic Johnson (Quincy Isaiah) está de volta à quadra, mas os Lakers são praticamente um time diferente. Entre sua ansiedade em jogar novamente e as crescentes tensões entre ele e Norm Nixon (DeVaughn Nixon), os campeões da NBA de 1980 não estão em uma ótima posição para repetir o feito. No final das contas, eles acabaram perdendo na primeira rodada dos playoffs da NBA de 1981 para o Houston Rockets.
Porém, o que é fato e o que é ficção nessa dramatização do Showtime Lakers? Aqui está o que descobrimos no que diz respeito ao episódio 2 da 2ª temporada de Winning Time.
Houve uma rivalidade entre Magic Johnson e Norm Nixon?
A ficção
Houve muito alarde quando Magic finalmente voltou ao time. Jerry Buss (John C. Reilly) ficou emocionado, a imprensa estava bajulando o jovem armador e os fãs não conseguiam conter a empolgação. As únicas pessoas que não ficaram felizes em ver Magic de volta foram seus companheiros de equipe, especialmente Nixon. O retorno de Magic significou que a equipe teve que abrir espaço para ele no novo ataque de Paul Westhead (Jason Segel) liderado por Nixon. Dado o que a equipe experimentou com o Magic na prática, essa noção não parecia boa.
Além disso, toda a atenção que o Magic estava recebendo era irritante para Nixon e alguns outros Lakers que se sentiam subestimados. A situação só piorou com Nixon e Magic se atacando na mídia. Nixon chegou a declarar oficialmente: “Daqui a 15 anos, todos terão esquecido o Magic“.
Justamente quando os espectadores pensaram que os dois finalmente resolveriam as coisas sob a direção de Kareem Abdul-Jabbar (Solomon Hughes) e Michael Cooper (Delante Desouza), a trégua chega ao fim quando Nixon ouve Westhead e Pat Riley (Adrien Brody) conversando sobre Magic querendo Nixon trocado por David Thompson.
O fato
Magic tem declarado em sua autobiografia, My Life , que durante seu ano de estreia na NBA, Nixon o colocou sob sua proteção. Magic enfatiza ainda mais que eles eram amigos e antes de sua lesão, os dois jogando juntos como armadores fixos funcionavam bem. No entanto, uma vez que o time teve que se reajustar para jogar sem a superestrela, Magic alegou em seu livro: “Quando se tornou o show de Norm novamente, ele sentiu que não estava recebendo o respeito que merecia… Norm sentia falta de ser o homem principal, do jeito que ele tinha sido antes de eu aparecer.”
De acordo com a Sports Illustrated, Nixon fez alguns comentários sobre o “impacto duradouro do Magic no jogo” que o Magic considerou depreciativos. Então, novamente referindo-se à autobiografia de Magic, Nixon fez alguns outros golpes na imprensa que levaram Magic a responder. Como este último colocou:
“Eu deveria ter deixado passar. Mas durante os playoffs eu disse a Rich Levin, do Herald-Examiner, que alguns de meus companheiros de equipe eram ingratos, que tinham inveja de meus endossos comerciais. Talvez fosse verdade, mas isso não significa que eu estava certo em dizer isso.”
Após a eliminação precoce dos Lakers nos playoffs, o proprietário Jerry Buss perguntou ao Magic se ele e Nixon poderiam resolver seus problemas ou se o Lakers deveria considerar uma troca. Magic foi inflexível que ele e seu companheiro de equipe poderiam resolver isso e só precisavam conversar — o que eles fizeram. A dupla conseguiu resolver seus problemas.
Além disso, de acordo com o The New York Times, os Lakers tiveram discussões sobre a negociação de David Thompson, mas nunca houve nenhuma oferta feita. Além disso, essas discussões parecem ter ocorrido no início, quando Magic estava ausente devido a sua lesão, não depois que ele voltou.
O que aconteceu com o Lakers nos playoffs da NBA de 1981?
A ficção
O Lakers foi para a primeira rodada dos playoffs da NBA de 1981 como favorito contra o Houston Rockets. Mesmo que a química dos Lakers estivesse ruim, esperava-se que eles vencessem o Rockets em uma série de três jogos. OsLakers ficaram chocados ao perder o primeiro jogo em casa, mas acabou aliviado ao vencer o jogo 2.
Nos momentos finais de um jogo 3 disputado, Westhead diz ao Magic em uma conferência de time para jogar à bola para Abdul-Jabbar ou outras opções, o Magic não deveria jogar a “bola do herói”. No entanto, quando os Lakers saem do amontoado, Riley diz a Magic que ele é “o cara”, aparentemente sinalizando para Magic fazer a tacada — o que Magic fez. Ele cometeu uma airball e os Lakers perderam.
O fato
Mesmo sendo os “azarões” na primeira rodada contra o Lakers, o Houston Rockets tinha uma vantagem muito grande em nome de Moses Malone (que passou a ser um membro do Hall da Fama). Referindo-se ao Basketball-Reference, Malone teve média de 27,8 pontos e 14,8 rebotes por jogo na temporada 1980-1981.
Como Magic mencionou em sua autobiografia, “Moses Malone estava no auge e acabou destruindo Kareem nas tabelas.” Portanto, embora a química dos Lakers nos playoffs tenha sido certamente problemática, o Houston Rockets teve um jogador muito dominante ajudando-o a vencer a série.
Quanto ao infame airball mostrado em Winning Time, Magic descreveu os segundos finais do jogo dizendo em seu livro:
“Com cerca de 15 segundos restantes, Houston estava à frente por um. Eu trouxe a bola para dentro da quadra. Como vocês esperam, a jogada foi projetada para levar a bola para Kareem. Mas não consegui encontrar uma abertura, então comecei a dirigir para o aro. Então me deparei com Malone. Fiz um chute que poderia ter vencido o jogo. Foi errado. Completamente. Airball. Malone pegou, Houston marcou e perdemos por três.”
Os novos episódios da 2ª temporada de Lakers: Hora de Vencer estão disponíveis para transmissão no HBO Max a partir das 22h de todos os domingos.


