Dark – 1ª Temporada | Crítica

Relembre a primeira temporada!

Análise sobre a primeira temporada de “Dark”, da Netflix, aqui no site Cebola Verde. Confira a ficha técnica da trama cinematográfica:

Nome: Dark

Estreia: 1º de dezembro de 2017 – 60min em média

Autor: Baran bo Odar e Jantje Friese

Elenco:  Louis Hofmann, Andreas Pietschmann, Mark Waschke

Distribuidora: Netflix

Gênero: Ficção Científica, Drama, Suspense


Relembre a primeira temporada de Dark

A terceira temporada de Dark estreia dia 27 de junho. O que não surpresa é que a série de Baran bo Odar e Jantje Friese é vista por muitos como confusa e sem sentido. Por isso resolvemos fazer um resumo da primeira e a segunda temporada antes do lançamento da última. Esse texto não será na ordem que se passa a série, mas sim na ordem dos fatos chaves, em tópicos. Primeiramente, vamos conhecer as quatro famílias principais da série e partiremos para a trama.

 

As famílias de Dark

Kahnwald

Daniel, pai de Ines, que adota Mikkel/Michael que conhece Hanna e tem Jonas

Nielsen

Agnes tem seu filho Tronte que casa com Jana que tem dois filhos, Mads (que desaparece em 1986) e Ulrich que se casa com Katharina e tem três filhos: Magnus, Marta e Mikkel.

Ulrich é policial tem um caso com Hanna Kahnwald  e Katharina é diretora da escola.

Tiedemann

Egon casa-se com Doris, tem uma filha Claudia que tem Regina que casa com Aleksander/Boris e tem um filho Bartosz.

Egon é comissário e Regina casa com um homem que chegou a Winden em 1986 um pouco depois do desaparecimento de Mads com um passaporte com seu verdadeiro nome, Boris Niewald.

Doppler

Bernd juntamente com Greta teve Helge, que em algum momento teve Peter que casa-se com Charlotte e tem Franziska e Elisabeth.

Bernd é o idealizador da usina. Helge é o personagem mais misterioso, participou ativamente dos sequestros das crianças. Peter provavelmente é adotado por Helge, já que ele diz que chegou em 1987 em Winden. Ele e Charlotte em 2019 tem um relacionamento conturbado, já que os dois nem dormem na mesma cama. Elisabeth é surda. Nesta árvore também temos o relojoeiro H.G Tannhaus, que é o avô de Charlotte e é um grande estudioso de viagens no tempo, escreveu um livro chamado “Uma Jornada Através do Tempo” e construiu uma máquina do tempo que permite viajar pra qualquer lugar.

Noah é um padre que possui segredos: é um viajante do tempo.

 

Winden, uma pacata cidade da Alemanha, é o lugar que se passa a trama.

1986 – Acontece uma explosão na Usina da cidade, que faz com que se crie um buraco no espaço tempo. Esse buraco permite que se viaje através das cavernas de Winden para outra época, mais precisamente duas, com diferença de 33 anos. Perto dali, existe um bunker que é usado para fazer experiências com o mesmo objetivo de viajar no tempo.

A premissa da série é que não existe o tempo, então o passado, presente e futuro estão interligados, mais precisamente nesse ciclo de 33 anos, onde os astros estarão alinhados formando justamente esse paradoxo. Então nos é apresentado os três anos que circula a série: 1953 1986 e 2019.

2019 – Mikkel Nielsen desaparece nas cavernas de Winden enquanto seus irmãos e amigos estavam à procura das drogas de Eric Obendorf, jovem que desapareceu semanas antes.

1986 – Mikkel aparece pois foi transportado para esse ano através desse buraco de minhoca. Ele é adotado pela Ines Kahnwald, que acaba trocando o nome dele para Michael Kanhwald. No mesmo ano ele conhece Hanna, fica preso nesse tempo, cresce, casa-se com ela e tem um filho chamado Jonas Kahnwald. Então, é nos apresentado o primeiro paradoxo, uma hora Mikkel nascerá outra vez e também desaparecerá, tornando um ciclo eterno.

Junho 2019 – Michael Kahnwald comete suicídio, cinco meses depois deste fato sua versão criança, Mikkel, desaparece. Michael deixa uma carta que ele pede para abri-la somente no dia e na hora em que Mikkel desaparece.

Novembro 2019 – Jonas recebe uma carta de um homem, que descobrimos posteriormente que é ele mesmo mais velho, onde tem informações de que Mikkel é seu pai Michael. Jonas viaja para 1986 se baseando por um mapa das cavernas de Winden que ele acha nas coisas de seu pai, que seu eu mais velho havia deixado também outras informações que facilitaria a ida ao passado. Ele entende que não pode salvar o Mikkel daquele ano, pois ele jamais nasceria. Então ele é capturado pelo Helger, e Jonas mais velho saberia que isso aconteceria, mas permitiu para que ele não alterasse a sua existência.

Um buraco se abre no bunker e ele enxerga o Helger criança que está no bunker em 1953 pois Ulrich Nielsen consegue viajar no passado a procura de seu filho Mikkel, mas acaba indo para 33 anos antes, suspeita que Helger está envolvido com esses desaparecimentos e tenta matá-lo a pedradas e o coloca no bunker. Quando Helger e Jonas se tocam, Helger vai para 1986 e Jonas para 2052. Isso foi devido ao Jonas mais velho ter feito uso da máquina do tempo do H.G Tannhaus, que criou essa massa escura e fez com que Jonas e Helger viajassem.

Noah encontra Helger e tenta fazer experiências com ele. Noah usa Helger no futuro para raptar as crianças para que elas sejam ultizadas para os experimentos da máquina no bunker, ou seja, Mads Nielsen sumido em 1986, Eric Obendorf sumido em 2019 e Yasin sumido também em 2019 foram transportados para o bunker em 1986 mas não aguentaram a radiação e acabaram morrendo. Helger é responsável por se livrar dos corpos, então Eric e Yasin são colocados em 1953 na construção da usina e Mads vai para 2019 na floresta.

O Helger velho tem problemas psiquiátricos causados por todo o trauma de ter quase sido assassinado e também pela pressão de ter colaborado com assassinatos de crianças. Então ele se sente culpado e viaja no tempo para avisar ele mesmo adulto que o Noah não é uma boa pessoa. Ele até tenta matar seu eu adulto acertando seu carro mas quem acaba morrendo é o Helger velho e o Helger adulto continua vivo para completar o trabalho de Noah.

Claudia Tiedemann é a nova chefe da usina em 1986, ela encontra sua cadelinha Gretchen perdida em 1953 dentro da caverna perto da usina enquanto investigava sobre barris radioativos. A cadelinha havia entrado no túnel e se perdido, foi parar em 1986. Então a Claudia passa a tentar descobrir algo sobre viagem no tempo. O Helger entrega o livro do Tannhaus. Ela aparece mais velha tentando consertar a máquina do tempo no relojoeiro. A temporada encerra justamente na parte já narrada, em que Jonas atravessa a massa escura e chega no futuro, em 2054

DESCASCANDO AO VIVO!
CURRENTLY OFFLINE