Watch Brasil celebra protagonistas negros com seleção especial

Startup brasileira de vídeos sob demanda propõe reflexão sobre o Dia da Consciência Negra com o melhor do cinema protagonizado por negros.

Para unir forças ao movimento antirracista, especialmente no Dia da Consciência Negra (20/11), a Watch Brasil, plataforma brasileira de streaming, propõe uma seleção especial de longa-metragens protagonizados por negros, toda disponível em catálogo:

  1. Dirigido e protagonizado por mulheres negras, A Fotografia (Direção de Stella Meghie, 2020), conta a história de Mae, que acaba de perder sua mãe, uma famosa fotógrafa que sempre valorizou o trabalho do que sua vida pessoal. Aos vasculhar os pertences da mãe, Mae (protagonizada por Issa Rae) descobre uma relação secreta com um homem misterioso. Tentando descobrir quem é este homem, a jovem acaba se apaixonando também pelo jornalista que está cobrindo a morte de sua mãe.

  2. Clemency (Direção de Chinonye Chukwu, 2019), também com direção e protagonismo de mulheres negras, grande vencedor do maior prêmio do Festival de Sundance 2019, é um drama que mostra a história de Bernardine, há anos responsável por conduzir presos ao seu destino final, o corredor da morte. Com anos de experiência, Bernardine inesperadamente cria um laço afetivo com um dos presos e repensa toda a sua profissão, seu trabalho e as questões morais a respeito do sistema presidiário dos Estados Unidos.

  3. Hotel Ruanda (2004) conta a história de Paul (brilhantemente interpretado por Don Cheadle) gerente de um hotel belga na capital de Uganda. Em meio ao caos político, crise civil e sem apoio, Paul abriga mais de 1.200 pessoas no hotel em que trabalha para protegê-los dos perigos da capital. O filme traz um recorte da história de Uganda e seu conflito político, que levou quase um milhão de pessoas a morte em apenas cem dias.

  4. Don Cheadle também dirige e interpreta um dos maiores músicos de jazz de todos os tempos em A Vida de Miles Davis (2015). O longa traz os bastidores de um grande músico que está consumido pelo vício em drogas e decide sair de cena para recuperar sua saúde. Inesperadamente, quando o músico está só, um jornalista decide quebrar o isolamento e os dois iniciam uma aventura.