Microsoft apresenta tecnologias que ajudam a incluir mais pessoas no universo da leitura

Com experiências interativas, empresa traz ao evento recursos que podem facilitar a aprendizagem, promovendo a cultura e tornando o ensino mais dinâmico.

A Microsoft participa pela primeira vez da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que ocorre de 30 de agosto a 8 de setembro, no Riocentro. A empresa traz ao público do evento tecnologias que podem ajudar a incluir mais pessoas no universo da leitura, além de facilitar a aprendizagem com recursos tanto para alunos quanto professores. Após participar na Bienal de São Paulo no ano passado, a presença na edição carioca do evento reforça a visão da Microsoft sobre o impacto da tecnologia para ampliar o acesso à leitura para todos.

No Espaço de Leitura e Aprendizagem, em parceria com o Instituto Crescer, ocorrerão, de hora em hora, sessões demonstrativas do uso de inovações tecnológicas como Inteligência Artificial no ambiente de sala de aula e a aplicação do recurso na plataforma inclusiva Microsoft Learning Tools, um conjunto de ferramentas gratuitas que possibilitam o aperfeiçoamento da leitura, escrita e compreensão de textos dos alunos, independente de sua idade e habilidades. Esses recursos foram pensados para auxiliar alunos com dislexia, porém podem ser aplicados a diversos estudantes, com o objetivo de proporcionar mais acessibilidade e inclusão na sala de aula.

Com a ferramenta Immersive Reader, por exemplo, o aluno pode customizar a visualização do texto como melhor funcionar para ele, configurando o espaçamento, tamanho da fonte, cor de fundo entre outras opções, sem interferir no conteúdo original. A ferramenta também conta com um leitor simultâneo que realça as palavras lidas em voz alta, permitindo uma progressão mais fluida do texto e melhor compreensão da palavra.

Os visitantes que passarem no espaço da Microsoft também irão conhecer a AcademIA, plataforma com cursos gratuitos de inteligência artificial que estimula a capacitação na tecnologia para estudantes e profissionais, com o objetivo de aprimorar as habilidades necessárias para os empregos do futuro.

 

Programas Acadêmicos Microsoft

O estande também contará com um espaço dedicado aos programas educacionais gratuitos da companhia, incluindo a Comunidade de Educadores Microsoft, dedicada a professores e profissionais da educação que desejam adotar tecnologia no processo de ensino e aprendizagem. Na comunidade online (education.microsoft.com), o educador encontra cursos, planos de aula e profissionais de todo o mundo com quem pode compartilhar boas práticas, além de ganhar pontos e distintivos de reconhecimento por seu engajamento, tornando-se um Microsoft Innovative Educator (MIE) – Educador Inovador Microsoft.

Os visitantes também poderão descobrir como tornar sua instituição de ensino uma Microsoft School, conhecendo novas ferramentas e formas de transformar os espaços e experiências educacionais, dentro e fora da sala de aula, por meio da tecnologia.

“A tecnologia é um instrumento poderoso para incluir mais pessoas no universo da leitura e, dessa forma, ampliar o acesso à cultura. Na visão da Microsoft, educação é peça-chave para o desenvolvimento do país e por isso trazemos a essa Bienal do Livro do Rio ferramentas que ajudam a transformar processos de ensino e aprendizagem, ajudando a preparar estudantes para as habilidades exigidas pela nova dinâmica social e do mercado de trabalho com o avanço de tecnologias como a IA”, afirma Vera Cabral, diretora de educação da Microsoft Brasil.

 

Espaço de Leitura e Aprendizagem

De 30 de agosto a 8 de setembro, os visitantes poderão participar de diversas oficinas dedicadas à leitura. A experiências ocorrem de hora em hora, a partir das 10h durante a semana e a partir das 11h aos sábados e domingos. Confira a programação completa em nosso News Center.

 

Painel Microsoft no Fórum de Educação

Nos dias 2 e 3 de setembro, Vera Cabral, diretora de educação da Microsoft Brasil, ministrará a palestra “Leitura e Aprendizagem no Mundo Digital” no pavilhão verde, das 9h30 às 10h.