Gomídia lança produtora dedicada a podcasts

Half Deaf foi criada pela agência de marketing digital em parceria com os roteiristas de TV e cinema Gus Lanzetta e Vitor Brandt.

A Gomídia, agência brasileira de marketing digital com foco em entretenimento e que tem escritórios no Brasil e no México, expande sua área de atuação com a criação da Half Deaf, produtora de podcasts de temas variados que tem entre os objetivos reunir criadores de conteúdo, dar ao formato o tratamento profissional que é comum em outras mídias  e produzir programas de alta qualidade unindo diferentes abordagens, formatos, temas e personalidades cujas vozes ressoam com um público moderno e interessado em expandir seus horizontes. A Half Deaf foi idealizada e criada em parceria com os roteiristas de TV e cinema Gus Lanzetta e Vitor Brandt e faz parte de um processo de ampliação das atividades da Gomídia na área de entretenimento digital.

“Na Half Deaf, vamos aproveitar a estrutura e o conhecimento da Gomídia para investir em novos conteúdos originais. Além de consumirmos e gostarmos muito de podcasts, enxergamos a produtora como uma oportunidade de fomentar esse mercado no país, profissionalizar os programas e desenvolver um formato que já se mostra interessante para o investimento do mercado publicitário”, disse Lucas Patrício, cofundador da Gomídia. “O Gus e o Vitor têm muita experiência com podcasts e, juntos, vamos oferecer qualidade, entretenimento e informação para públicos de diferentes interesses”.

Infraestrutura e profissionais à disposição dos podcasters

A experiência da Gomídia em gestão de marcas e criação de conteúdos digitais é só um dos diferenciais oferecidos pela Half Deaf aos criadores de conteúdo. A Gomídia também disponibiliza aos podcasters seu estúdio com equipamentos de última geração, profissionais de design e planejamento para dar suporte aos programas e visibilidade aos podcasts por meio de suas plataformas digitais. “Nos Estados Unidos, um estudo da Edison Research apontou que mais de 112 milhões de pessoas ouviram podcasts em 2017. No Brasil, esse formato ainda não se popularizou, mas acreditamos que há muito potencial e que a Gomídia, por meio da Half Deaf, pode ajudar”, disse Lucas Patrício. “Vamos dar todo suporte aos projetos abraçados pela Half Deaf e acreditamos que nos próximos anos os podcasts não apenas serão plataformas de entretenimento relevantes para os brasileiros, mas também ferramentas de marketing digital muito fortes”.

Todos os podcasts com o selo Half Deaf serão gravados e produzidos nos estúdios da Gomídia, em São Paulo, e, além de programas inéditos, a produtora irá incorporar podcasts que já existem, casos do Papo Torto, de Gus Lanzetta e PC Siqueira; BumBumCast, de Vitor Brandt, Hell Ravani e Gustavo Suzuki; Imagina Juntas, de Jéssica Grecco e Carol Rocha “Tchulim”, e MotherChip, do Overloadr. Para garantir a qualidade, o conteúdo da Half Deaf terá curadoria de Gus Lanzetta e Vitor Brandt.

Além de estarem disponíveis nos tradicionais canais de podcast, os programas poderão ser ouvidos nas principais plataformas de streaming musical, incluindo o Spotify, parceiro oficial que terá programas exclusivos produzidos pela Half Deaf.

“Enquanto ouvinte, o que me atrai no mundo dos podcasts é a imensa variedade de formatos. Documentários, gameshows, programas jornalísticos, tem de tudo para escutar. A ideia da Half Deaf é, justamente, apostar na versatilidade do formato, sempre indo atrás de um conteúdo diferente e diversificado”, comenta Vitor Brandt.

Já Gus Lanzetta destaca a evolução dos programas ao longo dos últimos anos. “Faço podcasts, quase ininterruptamente, há 12 anos e sempre quis ver uma profissionalização da área. Olhando para trás, percebo um crescimento exponencial do formato não só em termos de qualidade, mas como são vistos pelo mercado, que já o considera um investimento que vale a pena. Está cada claro que é um conteúdo que dá retorno e gera engajamento”.

Os podcasts que já fazem parte da Half Deaf são:

Papo Torto

PC Siqueira e Gus Lanzetta conversam sobre temas que passam da filosofia a memórias sobre brinquedos antigos sem esforço algum. Com irreverência e um pouco de substância, comentam assuntos variados, desde acontecimentos recentes, filmes, jogos e músicas a ideologias, questões existenciais e dúvidas dos ouvintes.

Imagina Juntas

Um podcast sobre a vida dos millenials que estão tentando ser adultos e (quase sempre) conseguem. Traz discussões sobre cultura pop, trabalho, dinheiro (e falta dele), relacionamentos e muito mais. Apresentado por Carol “Tchulim” Rocha, Jessica Grecco e Gus Lanzetta.

Bumbumcast

Gugu Liberato, perucas, bitcoins. O que essas coisas têm em comum? Todos são assuntos discutidos no Bumbumcast, um podcast de humor formado por Hell Ravani, Gustavo Suzuki e Vitor Brandt. Nele, os apresentadores trazem pesquisas sobre temas sugeridos por ouvintes, promovendo debates e jogos entre os participantes.

Motherchip

Um podcast sobre videogames e a cultura em torno deles. Além de conversarem sobre lançamentos e o que estão jogando, os participantes debatem os principais eventos da indústria, notícias e pautas temáticas sobre o universo do entretenimento eletrônico. Alguns dos episódios também contam com entrevistas com desenvolvedores brasileiros.

Bilheteria 

Um podcast sobre cultura pop, cultura geral e outras formas de cultura. Os participantes debatem sobre cinema, séries de TV, literatura, quadrinhos e outras coisas mais. Alguns episódios são focados em entrevistas e o Bilheteria já contou com a participação de convidados como Alexandre Matias (Trabalho Sujo) e Hélio Ziskind (compositor de músicas do Castelo Rá-Tim-Bum).

Libertinagem

Muita filosofia de boteco com os maiores libertinos da podosfera brasileira, Miguel Horta e Pedro Ernesto comandam uma hora de discussão onde refletem sobre a vida, as pessoas e o mundo.

Sete e Quinze

O Sete e Quinze é um podcast semanal com opiniões e novidades sobre cinema e séries de TV. Apresentado por Anna Livia Marques e Thai Bitencourt, o Sete e Quinze recebe semanalmente convidados especialistas e entusiastas em temas da cultura pop.

Todos os podcasts da Half Deaf também podem ser encontrados no site www.halfdeaf.com.br.  Para baixar imagens em alta resolução da Half Deaf e seus programas, acesse aqui.