Atores e diretor de ‘M-8 – Quando a Morte Socorre a Vida’ fazem live-debate sobre racismo

Última atualização:

Debate ‘Racismo e Representatividade no Audiovisual’: reúne Jeferson De, Juan Paiva e Mariana Nunes, com mediação da ativista Alinne Prado.

Com estreia prevista para o segundo semestre de 2020 (quando os cinemas reabrirem em segurança, dentro dos protocolos definidos pelas autoridades sanitárias), “M-8 – Quando a Morte Socorre a Vida” é o ponto de partida para uma live sobre racismo, na próxima quarta-feira, dia 1º de julho, às 19h. O debate será conduzido pela jornalista e ativista Alinne Prado e contará com as participações do diretor do longa Jeferson De e dos atores Juan Paiva, o protagonista Maurício, e Mariana Nunes, que interpreta Cida. O filme trata do racismo a partir da história do jovem Maurício, primeiro estudante negro na Universidade de Medicina.

Com o tema “Racismo e Representatividade no Audiovisual: M-8 Construindo a Diversidade”, a live vai abordar, entre outros pontos, a falta de oportunidade dos negros no mercado cinematográfico e suas consequências e a maneira como a sociedade lida com esse cenário. Confira o teaser que contextualiza o tema necessário da produção do longa. Para assistir o bate-papo, acesse o canal da Paris Filmes no Youtube https://www.youtube.com/user/Parisfilmes.

Vencedor na categoria Melhor Filme de Ficção, por voto popular, do último Festival do Rio, “M-8” é baseado no livro homônimo de Salomão Polakiewicz e narra a história de Maurício, jovem preto que ingressa como aluno cotista da Universidade Federal de Medicina. Ao chegar na instituição, é confrontado com uma dura realidade: o corpo que servirá para estudo na aula de anatomia é também preto. Impactado com a experiência, Maurício se vê envolvido com M-8, como o corpo do jovem morto é “cadastrado”, e inicia uma saga para desvendar sua identidade, enfrentando as próprias angústias e repensando seu lugar na sociedade.

Além de refletir sobre preconceito e exclusão, o filme toca em questões universais sobre sentimentos e relacionamentos na juventude. Integram o elenco Giulia Gayoso, Bruno Peixoto, Fábio Beltrão, Zezé Motta, Ailton Graça, Alan Rocha, Rocco Pitanga, Dhu Moraes, Léa Garcia e Raphael Logam, como M-8. Lázaro Ramos, Henri Pagnoncelli e Malu Valle fazem participações especiais.

A live-debate é uma parceria Portal Exibidor, Paris Filmes/Downtown Filmes, Migdal Filmes, e Buda Filmes. O roteiro é de Jeferson De e Felipe Sholl.

Sinopse

“M-8 – Quando a Morte Socorre a Vida”, dirigido pelo cineasta Jeferson De (do premiado “Bróder”), é baseado no livro homônimo de Salomão Polakiewicz e conta a história de Maurício (Juan Paiva), um calouro da prestigiada Universidade Federal de Medicina, filho de Cida (Mariana Nunes), uma auxiliar de enfermagem, que dá duro para ver seu filho entrar pra faculdade . Em sua primeira aula de anatomia, Maurício é apresentado a M-8 (Raphael Logam), corpo que servirá para estudo dele e dos amigos durante o primeiro semestre. Em uma jornada permeada de mistério e realidade, Mauricio enfrenta suas próprias angústias para desvendar a identidade desse rosto desconhecido.

DESCASCANDO AO VIVO!
CURRENTLY OFFLINE