Descasque | Kendrick Lamar: Mr Morale & the Big Steppers – gênio do rap descobre coração, alma e mente

Após um hiato de cinco anos, o vencedor do Pulitzer retorna com um épico emocionante que liga a dor pessoal ao trauma coletivo – e não deixa ninguém escapar

Como Kendrick Lamar observa na faixa de abertura de Mr Morale & the Big Steppers, faz 1.855 dias desde que ele lançou um álbum pela última vez. Por sua própria conta, os cinco anos seguintes foram uma espécie de montanha-russa. Ele e sua parceira começaram uma família (seus filhos estão na capa do álbum), ele fez uma aclamada estreia como ator, se apresentou no primeiro show do intervalo do Super Bowl centrado no hip-hop e assistiu aos elogios por seu trabalho deslocado para um reino sem precedentes. Ele ganhou o prêmio Pulitzer de música, tornando-se não apenas o primeiro rapper, mas o primeiro artista pop a receber o prêmio.

Como Mr Morale & the Big Steppers deixa claro, ele também lutou com sua saúde mental, procurou terapia e suportou um período de dois anos de bloqueio de escritor – curado, ele sugere, quando “pediu a Deus para falar através de mim”.

Claramente, suas orações foram respondidas em termos inequívocos: na evidência aqui, o bloco terminou como uma represa estourando. O álbum tem 18 faixas e quase 75 minutos de duração. Quem aprendeu a ter cuidado com os rappers que confundiam quantidade com qualidade na era do CD, quando cada álbum de hip-hop chegava ao tempo máximo de reprodução de um disco, deve notar que não há um momento de preenchimento aqui.

Mr Morale & the Big Steppers é absolutamente repleto de ideias líricas e musicais. Suas faixas de abertura não tocam tanto quanto fervilham, cortando freneticamente de um estilo para outro – acordes de piano em staccato e bateria reversa; um loop frenético e jazzístico com um bumbo que lembra um batimento cardíaco acelerado; uma massa de vozes amostradas; sintetizador de trilha sonora de filme dos anos 80 e batidas de trap. Em Worldwide Steppers, as palavras de Lamar ecoam em tal ritmo que ameaçam correr à frente da faixa de apoio, um loop abafado, denso e implacável da banda de afro-rock nigeriana Funkees que de repente muda para uma explosão de soul descontraído dos anos 70 e vice-versa. novamente.

No N95, o tom de sua entrega muda tão drasticamente e com tanta frequência que parece menos o trabalho de um homem do que uma série de aparições. Quando se trata de aparições reais, ele lança sua rede – Ghostface Killah, Sampha, Summer Walker, o cantor da banda pop de Barbados Cover Drive – e ocasionalmente se delicia com algumas justaposições improváveis. Um interlúdio apresenta um quarteto de cordas e o autor de autoajuda alemão de 74 anos Eckhart Tolle discutindo os perigos de uma mentalidade de vítima ao lado do primo de Lamar, o rapper Baby Keem, cujas preocupações são mais terrenas: “Calça branca e preservativos mínimos”.

O álbum continua executando giros de freio de mão semelhantes, de profundamente perturbado a apaixonado e de furioso a engraçado, a última mudança coberta por We Cry Together, um dueto mal-humorado com o ator Taylour Paige que arrasta tudo, desde a ascensão de Donald Trump e os crimes de Harvey Weinstein para a questão de por que “cadelas de R&B não aparecem nas músicas umas das outras” em uma disputa doméstica acalorada. Mesmo para os padrões do hip-hop, há uma quantidade fenomenal de palavrões envolvidos: ninguém fez mais capital criativo com duas pessoas dizendo para se foder desde que Peter Cook e Dudley Moore se reinventaram como Derek e Clive.

A habilidade lírica de Lamar é prodigiosa o suficiente para fazer rimas emocionantes de alguns tópicos muito usados: notícias falsas, a projeção de falsos estilos de vida através das mídias sociais, as pressões da fama. Mas mais notável ainda é sua disposição de assumir riscos.

“Não consigo agradar a todos” – LAMAR, Kendrick

Auntie Diaries, um lobby longo e sincero em nome da comunidade trans, é um novo território para o hip-hop mainstream. Ele confessa a homofobia passada de Lamar e ataca a igreja e seus colegas rappers em um estilo hábil e convincente. Em Salvador, ele repreende o clima moral de censura do pop como um exercício impensado de tique-taque liberal. Em outros lugares, a faixa volta sua ira não apenas para os brancos que se concentram no movimento Black Lives Matter (“um protesto para você, 365 para mim”), mas a comunidade negra e, de fato, ele mesmo.

Ele emprega Kodak Black, um rapper cujos longos problemas legais incluem se declarar culpado de agressão. Este convidado será visto por alguns como uma falha ética, mas Lamar parece desinteressado em pureza moral e mais em como o ambiente e outros fatores moldam o comportamento. De forma reveladora, a próxima faixa começa com Tolle: “Digamos que coisas ruins foram feitas a você quando era criança, e você desenvolve um senso de identidade baseado nas coisas ruins que aconteceram com você…”

Ele guarda o momento mais perturbador do álbum para o final. Mother I Sober oferece uma série devastadora de versos que unem escravidão e abuso sexual, e tratam com firmeza de uma agressão sexual sofrida por sua mãe e um episódio em que um jovem Lamar, questionado por sua família, nega que um primo o tenha abusado. Ele não estava mentindo, mas a descrença que recebeu sua resposta, ele sugere, levou a sentimentos de inadequação que o deixaram “perseguindo a masculinidade” e quase perdendo seu parceiro no processo. É uma audição difícil, mas convincente, mantida por um refrão frágil cantado por Beth Gibbons, do Portishead.

Antes disso, há uma faixa chamada Crown, na qual um piano oscila entre dois acordes e Lamar olha tristemente para um momento em que a aclamação da crítica lhe escapa e seu público encolhe.

“Não consigo agradar a todos”, ele continua repetindo, como se fosse um mantra projetado para gerenciar seu eventual declínio. É uma visão inteligente do futuro: afinal, todo artista de sucesso tem seu momento irrepetível ao sol e ninguém dura para sempre. Mas, com base em Mr Morale & the Big Steppers, um álbum que deixa o ouvinte quase bêbado no final, não é um mantra que Kendrick Lamar precise no momento.

Mr Morale & the Big Steppers
Músicas
5
Nota