Antecipando nova sonoridade, Pantaleão lança o clipe “O Mundo se Desfaz”

Faixa traz formação da banda renovada e estará no EP “Xadrez”.

Trazendo de volta a essência do cancioneiro nacional em uma linguagem mais elétrica, a banda carioca Pantaleão lança seu novo single. “O Mundo se Desfaz” inaugura uma fase na história do grupo, com nova formação e antecipa o EP “Xadrez”.

O nome da banda, influenciado pelo livro “Pantaleão e as Visitadouras”, de autoria do peruano Mario Vargas Llosa, é uma referência à mistura de signos e influências que compõem o som do grupo. Na estória, um jovem capitão se envolve em peripécias dentro da Floresta Amazônica, em muitas cores e texturas. A narrativa moderna, que une cartas e relatos a elementos sexuais e visuais da América Latina, é uma ode à cultura, que vai ao encontro dos conceitos suscitados pela banda e sentida nesse single. O vídeo foi realizado por Matheus Sodré e Mariana Falcão.

“Eu gosto de jogar xadrez com meus amigos pra poder falar bobagem ao mesmo tempo em que rola um confronto mental. Pensei que seria hilário alguém clicar em um videoclipe de uma banda de rock e assistir aos membros jogando xadrez calmamente, como se nada na vida realmente importasse. Acho que essa filosofia tem a ver com o título do clipe e da música”, conta André Buarque, cabeça por trás do projeto e que assina os vocais, teclados e órgãos.

Além dele, fazem parte da Pantaleão a bateria de Guilherme Esteves e o baixo de Bianca Marzulo. Nessa faixa, Luiz Paulo Serrano assina as guitarras-solo. Ceci Penido participa tocando sua flauta. No clipe, a banda aparece de um modo exótico, usando disfarces de animais.

“As máscaras entram como um convite para o universo particular do nosso som. Quando você coloca uma máscara para tocar, você veste uma espécie de uniforme expandido. Uma parte de você fica dentro da máscara e uma outra parte – a que precisa se manifestar musicalmente -, fica do lado de fora. Esse processo é um portal para uma dimensão mais sonora, que toma a forma de máscaras animalescas no caso da Pantaleão”, explica Buarque.

“O Mundo Se Desfaz” está presente no EP “Xadrez”, que será lançado no dia 31/08 pelo selo Sagitta Records.

DESCASCANDO AO VIVO!
CURRENTLY OFFLINE