Gêmeo Maligno | Crítica

Um filme de terror arrastado com um final surpreendente

Análise sobre o filme “Gêmeo Maligno”, da Paris Filmes (a convite da própria), aqui no site Cebola Verde.

Confira a ficha técnica da trama:

Nome: Gêmeo Maligno (The Twin)

Estreia: 07 de julho de 2022 – 1h 49min

Direção: Taneli Mustonen

Elenco: Teresa Palmer, Barbara Marten

Distribuidora: Paris Filmes

Gênero: Terror


O gênero de terror ainda pode render bons frutos nas telonas com histórias intrigantes ou até mesmo hipnotizantes. Quando falamos de espíritos, o gênero passa ainda ser mais real dentro do nosso cotidiano e levando sempre a ideia de adereços santos ou na própria casa da pessoa. O que levar o temor ser ainda maior, correto? Entretanto, isso parece estar começando a ficar batido e com bastante clichês. O diretor finlandês Taneli Mustonen, que ficou conhecido pelo filme de terror finlandês Lake Bodom (2016), tem um temido desafio ao dirigir Gêmeo Maligno, um terror com viés mais psicológico. E esqueça o jump scare, quase não há e, quando tem, pouco funciona.

O filme tem como roteiro um após trágico acidente que matou seu filho, Rachel e Anthony decidem se mudar e se concentrar em seu filho gêmeo sobrevivente, Elliot. O que começa como um tempo de cura e isolamento no campo escandinavo se transforma em uma batalha desesperada pela alma de seu filho, quando uma entidade que afirma ser seu irmão gêmeo morto assume Elliot. Infelizmente, tudo parece ser arrastado e sonolento, mesmo que seja um filme de terror, o qual deveria prender atenção do espectador. Os últimos minutos do longa fazem um alerta ao consumidor, mas por ser tão devagar, entra no campo da bizarrice.

Há de se dizer que o filme relata problemas maternos, o qual um acidente pode ser crucial na vida daquela pessoa em todos os sentidos. Mas não funciona tanto. E vale salientar que as produtoras vêm olhando com carinho para produções de outros países. É notável ver o quanto há atores bons e surpreendentes neste imenso planeta, que fogem do eixo hollywoodiano. Teresa Palmer e Barbara Marten dão um show em suas respectivas atuações, mas não sustentam no ritmo do terror devagar, quase parando.

Gêmeo Maligno
Sinopse
Após um trágico acidente que matou seu filho, Rachel e Anthony decidem se mudar e se concentrar em seu filho gêmeo sobrevivente, Elliot. O que começa como um tempo de cura e isolamento no campo escandinavo se transforma em uma batalha desesperada pela alma de seu filho, quando uma entidade que afirma ser seu irmão gêmeo morto assume Elliot.
2.5
Notas