Análise sobre o filme “Wicked”, da Universal Pictures (a convite da própria), aqui no site Cebola Verde.
Confira a ficha técnica da trama:
Nome: Wicked – Parte 1 ( Wicked – Part One)
Estreia: 21 de outubro de 2024 – 2h 41min
Direção: Jon M. Chu
Roteiro: Winnie Holzman e Dana Fox
Elenco: Cynthia Erivo, Ariana Grande, Jonathan Bailey
Distribuidora: Universal Studios
Gênero: Fantasia, Comédia Musical
Wicked é certamente um dos maiores e mais famosos musicais estadunidenses. Sua fama ecoa pela Broadway por décadas, estrelada em sua primeira versão por Kristin Chenoweth e Idina Menzel, Wicked expande a história de O Mágico de Oz. Lançado em 10 de Junho de 2003, o musical é baseado na série de livros The Wicked Years, adaptado para Broadway por Stephen Schwartz e Winnie Holzman, conta a história de Elphaba Thropp interpretada por Cynthia Erivo e Galinda, interpretada por Ariana Grande Butera. Nessa versão dividida em duas partes, porém, nessa primeira parte o Musical se passa em grande parte na Universidade Schiz e finaliza na Cidade das Esmeraldas em seu ato final.
Com cenas coloridas, composições de cena encantadoras e mágicas, Oz ganha vida novamente nas mãos da Universal e do diretor Jon M. Chu. Em quesito de música, elas se mantêm iguais ao Musical, porém, com leves alterações, sendo a mais popular na música “What is This Feeling?” que Cynthia só demonstra preguiça pela Ariana Grande, ao invés de desprezo pela Glinda de Kristin na versão original da Broadway na voz de Indina. Falando do duo original, elas fazem uma pontinha especial, inclusive, fazendo referências aos seus papéis na adaptação “Brozadwayana”. Outra música que certamente marcou o ato final do filme foi “Defying Gravity” na voz de Cynthia que adicionou mais drama em sua interpretação.
Em quesito tempo de filme, bem, isso é algo a se conversar. Em filmes com muito a se contar parece que 2h41 são suficientes, porém, não é o caso de Wicked parte 1. O tempo de filme parece muito em alguns momentos que arrastam e muito, mas outros parecem passar rápido até demais. Outro ponto importante são os cortes, o filme passou por diversos cortes, como qualquer outro, porém, às vezes fica bem imperceptível, o único indício disso é o tempo.
De modo geral, o elenco tem muita química, de fato, além de ser muito importante (pode até ser óbvio, mas alguns anos atrás não era) eles serem cantores e atores. Coloco em foco as atrizes principais: Cynthia Eryvo e Ariana Grande Butera, elas roubam a cena, seja pelo tom emocional, seja pela dedicação. Em especial, dedico uma estrela verde como a grama para Cynthia, que não usou dublês para nenhuma cena e literalmente voou pelo set de filmagens. Wicked é um filme bom e é certamente um clássico instantâneo, porém, recomendo ir de coração aberto se não for acostumado a filmes musicais.