‘Benzinho’ é escolhido para representar o Brasil no Prêmio Goya 2019

Benzinho“, dirigido por Gustavo Pizzi (“Riscado”), foi escolhido para representar o Brasil na disputa pelo prêmio de Melhor Filme Ibero-americano no Prêmio Goya 2019. A 33° edição do evento será realizada no dia 2 de fevereiro de 2019, na cidade de Sevilha na Espanha. Pela terceira semana consecutiva o filme apresentou aumento no número de espectadores do final de semana, com sessões lotadas e aumento de circuito. Agora, acumula mais de 23 mil espectadores, renda de R$ 369,647 e está em cartaz em 43 salas.

O longa está sendo exibido em seis países simultaneamente – Brasil, México, Polônia, Republica Tcheca, Espanha e Holanda. Neste último, está em cartaz em oito cidades. Na Espanha o filme está em cartaz desde agosto com o título “Sempre Juntos” e já ultrapassou 25 mil espectadores. O longa estreia em breve na Bélgica e na França. Já foi vendido para mais de 20 países – França, China, Austrália, Nova Zelândia, República Checa, Portugal, México, Polônia, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Grécia, Espanha, Suíça, Áustria, Bósnia Herzegovina, Croácia, Macedônia, Montenegro, Sérvia e Eslovênia, Uruguai e México- e selecionado para 30 festivais até agora.

Estrelado por Karine Teles (“Que Horas Ela Volta?”), Adriana Esteves, Otávio Müller e Konstantinos Sarris, a estreia mundial de “Benzinho” ocorreu na competição do Festival de Sundance. Foi exibido em seguida no Festival de Roterdã. Venceu o prêmio de melhor filme pelo júri e pela crítica no Festival de Málaga e pelo júri do Festival de Cinema Luso-brasileiro de Santa Maria da Feira. Participou dos festivais de Gotemburgo, São Francisco, Washington DC, Berkshire, Provincetown, Edimburgo, do Festival Internacional do Cinema Latino de Los Angeles, do Festival de Karlovy Vary (República Checa) e do Rooftop Films Summer Series. O filme venceu os prêmios de melhor filme pelo júri da crítica e pelo voto do júri popular, melhor atriz para Karine Teles e melhor atriz coadjuvante para Adriana Esteves no Festival de Gramado. Também teve exibições especiais com sessões lotadas em Petrópolis, Belo Horizonte (na Mostra Cine BH), em São Paulo, Rio de Janeiro, entre outros.

Na história, Irene (Karine Teles) mora com o marido Klaus (Otávio Müller) e seus quatro filhos nos arredores do Rio de Janeiro. Entre os empreendimentos sem sucesso do parceiro e os problemas da irmã (Adriana Esteves), Irene se desdobra para ajudar a todos e dar atenção aos filhos. Mas é quando seu primogênito Fernando (Konstantinos Sarris, ator grego em sua estreia nos cinemas) é convidado para jogar handebol na Alemanha, que ela terá que lidar com o maior de seus problemas, a despedida antes do previsto.

Benzinho” foi rodado em Petrópolis e Araruama, no Estado do Rio de Janeiro, e também traz no elenco o ator uruguaio Cesar Troncoso, vivendo Alan, marido de Sônia (Adriana Esteves) e Vicente Demori como Thiago, filho do casal. Mateus Solano é Paçoca, e faz uma participação especial como o professor de handebol de Fernando. Luan Teles, interpreta Rodrigo, filho do meio de Irene, o ator fez aulas de tuba para o papel; os gêmeos mais novos são vividos por Arthur e Francisco Teles Pizzi, filhos do diretor Gustavo Pizzi e da atriz Karine Teles, que foram casados e se inspiraram nessa experiência pessoal para criar a história do filme. A dupla volta a trabalhar junta depois do premiado longa “Riscado” (2010).

O projeto foi selecionado pela La Fabrique des Cinemas du Monde, durante o Festival de Cannes de 2013, para o Cinemart, em Roterdã, em 2015, e para o programa Boost NL, em 2017. O filme venceu o Ibermedia, assim como outros programas de incentivo a filmes brasileiros e coproduções internacionais. “Benzinho” é uma coprodução entre Brasil e Uruguai. A Bubbles Project assina a produção, em coprodução com TvZERO, Mutante Cine, Baleia Filmes, Telecine e Canal Brasil. A Vitrine Filmes é a distribuidora.