O MITA abre sua edição 2023 no Rio de Janeiro, nos dias 27 e 28 de maio. O festival diurno acontece bem no coração da cidade, no Jockey Club Brasileiro, na área aberta conhecida como Pião do Prado, com total de 110 mil m2. O espaço tem uma vista privilegiada para o Cristo Redentor, e está bem ao lado da Lagoa Rodrigo de Freitas. De fácil acesso para chegada com a utilização de transportes coletivos, inclusive de metrô, o local está também ao lado da ciclovia.
O line-up mescla atrações internacionais e nacionais, reunindo nomes já consagrados do cenário musical com novos que conquistaram seu público. Serão dois palcos com 17 shows no fim de semana.
A produção é realizada em parceria pelas empresas Bonus Track, de Luiz Oscar Niemeyer e Luiz Guilherme Niemeyer, e 30E.
O MITA tem patrocínio das marcas Heineken, Deezer e Jack Daniels. O evento também tem apoio de TikTok, DAKI, Baw Clothing, gin Vitória Régia, Stanley, Redley, Grey Goose, Mikes, Gol Linhas aéreas, Prefeitura do Rio de Janeiro, Riotur – Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Visit.Rio / Rio Convention e Visitors Bureau, Prefeitura de São Paulo e SPTuris.
Os ingressos são vendidos online na Eventim e em bilheteria credenciada. Há também a oferta do Ingresso Social, com preço especial, que tem parte do valor arrecadado destinado às instituições parceiras do evento.
Confira a programação e os horários do MITA 2023
Rio de Janeiro – 27 de maio
Abertura dos portões 11h
|
Rio de Janeiro – 28 de maio
Abertura dos portões 11h
|
Compromisso da sociedade
Seguindo o compromisso firmado desde seu lançamento, o MITA terá uma área para a reflexão e discussão sobre a importância da atuação de toda a sociedade em ações de responsabilidade social e ambiental.
O MITA oferece ao público a possibilidade da compra do Ingresso Social, com preço especial, que tem parte do valor arrecadado destinado às instituições parceiras do evento.
Em 2023, estarão presentes, tanto no Rio de Janeiro como em São Paulo, as instituições Instituto Vida Livre e The Friendship Circle para apresentarem suas propostas de ação, projetos desenvolvidos e resultados concretos alcançados. Mais importante do que dizer o que fazer é efetivamente gerar mudança e transformação na vida das pessoas, a capacidade de multiplicação dessas atitudes e o impacto causado na sociedade, nas comunidades e no planeta.
Estrutura PCD
Em sua segunda edição, o MITA terá diversos recursos para promover a maior acessibilidade, permitindo que todos aproveitem e curtam os shows com conforto e segurança. Serão dois espaços PCDs dentro da área do evento, um para cada palco, com grades rebaixadas para melhor visualização, cadeiras próprias para pessoas com obesidade, audiodescrição e uma plataforma que vibra acompanhando a música. Estes espaços terão tomadas, para quem precisa de equipamentos de suporte.
Orientadores com experiência em atendimento aos PCDs estarão presentes desde a entrada até os espaços adaptados, identificando com pulseiras e auxiliando o público e seus acompanhantes durante toda a experiência. Nos portões de entrada será distribuído um QrCode para acesso a um vídeo com informações gerais e de segurança, em Libras e Áudio descrição, como a localização dos banheiros, a lista e horários das atrações de cada palco e os recursos de acessibilidade disponíveis. Os telões do local estão preparados para exibir a tradução em Libras dos shows, em tempo real. Cadeiras motorizadas estarão à disposição para empréstimo a quem tem dificuldade de locomoção.
Nos pontos de venda de alimentos e bebidas haverá balcões rebaixados, assim como informações em braile e com acesso via QrCode, para facilitar a compra. Um piso tátil será instalado em pontos estratégicos, para facilitar o deslocamento de deficientes visuais durante o festival, e todas as ativações promocionais terão acesso por rampas.
Alimentação no evento
Com curadoria do chef Pedro Benoliel, alguns parceiros voltam a marcar presença no MITA, como o Espírito de Porco, com sanduíche de porchetta; o Venga, com tradicionais croquetes de jamón e croquete de porco; o Push Dog, com hot dog simples, de queijo e de trufa; o GrupoT.T., com T.T. Burguer e o Futuro Burger; além do Dos Perros, de comida mexicana, com três tipos de tacos – barriga de porco, brisket e feijão branco (vegano).
Entre as novidades, o Malta, com tradicionais hambúrgueres, como de cogumelo e pão de alho com linguiça; o Tasquinha do Portuga, servindo o melhor da comida portuguesa, com caldo verde com linguiça vegetariana defumada, e o clássico bolinho de bacalhau; o novo japonês HATCH, de Marcel Nagayama, com temakis e sanduíche de copa lombo de porco; Las Empanadas, com oito sabores – normais, veganos e vegetarianos; Organic Lab, com comida vegana e açaí (único no evento); o DANKE, com sanduíches de linguiça e mostarda, e vegetariano com queijo quente com cebola caramelizada; a pizzaria Ella, com sabores como marguerita, calabresa e trufada; e o Brewteco, com petiscos como pastel, coxinhas e sanduíche de buraco quente.
Os restaurantes serão distribuídos em três praças na área do festival – Gávea, Lagoa e na Pista Premium.
Acesso ao evento
A entrada para a pista comum e para a pista premium será feita pelos Portões A e B – Praça Santos Dumont.
Transporte
A organização do festival estimula que os fãs utilizem as opções de transporte público nos dias de evento. Além de diversas linhas de ônibus, o espaço fica a cerca de 15 minutos de caminhada da estação de metrô Antero de Quental / Leblon.
O evento não tem estacionamento conveniado.


