Rio2C reúne grandes estrelas e executivos da música

Evento que acontece de 11 a 16 de abril, na Cidade das Artes (Rio), será aberto com palestra da multipremiada cantora, compositora e ativista africana Angélique Kidjo

Rio de Janeiro, 21/01/2023, Uniiverso Spanta, Marina da Gloria,, Ruano Carneiro/R2, Palco Guanabara, Ludmilla

Organizada em torno do conceito de soft power – que se traduz, de maneira resumida, na forma como uma nação projeta culturalmente sua imagem para o resto do mundo – a edição deste ano do Rio2C terá uma extensa e bem povoada programação tratando de diferentes aspectos da música, que é, sem dúvida, um dos principais veículos de divulgação de nossa cultura.

O maior encontro de criatividade da América Latina ocupará novamente todo o complexo da Cidade das Artes, no Rio, de 11 a 16 de abril, com painéis, workshops, pitchings, rodadas de negócios, masterclasses, ativações e experiências imersivas para um público estimado em mais de 40 mil pessoas. Serão discutidos temas como o futuro dos shows, a importância das redes sociais para o lançamento de artistas, a indústria na era da distribuição digital e como as tradições afrobrasileiras influenciam a identidade musical do país.

Caberá à cantora multipremiada Angélique Kidjo a palestra inaugural do evento, no dia 11 de abril. No painel intitulado Vozes da Transformação, a artista e ativista beninense conversará sobre humanidade, a música como ferramenta de transformação social e a potência da cultura afrobrasileira. Vencedora de cinco prêmios Grammy, Angélique é uma das mais importantes artistas da música contemporânea, eleita pela revista “Time” como uma das pessoas mais influentes do mundo, embaixadora da UNICEF e criadora  da fundação Batonga, dedicada a apoiar a educação de jovens meninas na África.

Outra estrela musical, Gilberto Gil, repassará sua trajetória audiovisual no painel Tempo Rei – um Reencontro entre o Músico e Compositor Gilberto Gil e o Diretor Andrucha Waddington, mediado por Flora Gil. O trio revisitará as histórias e curiosidades sobre os projetos realizados – desde Tempo Rei (1996) até a série documental Viajando com os Gil, continuação do projeto Em Casa com os Gil – e conversam sobre a parceria de quase trinta anos em que transpõem para as telas as canções e reflexões do artista baiano.

Das origens na favela até se tornar um dos maiores nomes do pop brasileiro contemporâneo, a cantora, compositora e empresária Ludmilla também é um dos destaques da programação. Vencedora do Grammy Latino 2022 com “Numanice” e 1ª cantora negra latino-americana a atingir 1 bilhão de streams no Spotify, ela ocupará o palco principal do evento (o Global Stage) no dia 13, com a palestra A Braba Sou Eu: A Trajetória de Ludmilla da Favela ao Sucesso Internacional.

No mesmo dia, o cantor Dilsinho, que extrapolou as fronteiras do pagode para se tornar um dos artistas mais bem-sucedidos de sua geração, será entrevistado ao vivo para falar sobre suas colaborações com artistas de diferentes gêneros musicais, como Ivete Sangalo, Ferrugem, Luisa Sonza e Léo Santana. Completando 10 anos de carreira em 2023, Dilsinho se destaca pelo perfil irreverente e já ultrapassou a marca de 6 bilhões de plays nas plataformas de música e de 17 milhões de seguidores nas redes sociais.

Konrad Dantas, o Kondzilla, dono do maior canal brasileiro no YouTube (com mais de 66 milhões de inscritos e 37 bilhões de visualizações) será entrevistado no painel Lições da Música para o Audiovisual. O produtor paulista, que vem ampliando sua atuação no segmento com a produção de obras de sucesso, como a série Sintonia, um dos projetos nacionais mais assistidos da Netflix, falará sobre direitos autorais, recolhimento de royalties, modelos de negócios, estratégias de distribuição e as oportunidades oferecidas pelo ambiente digital, como a possibilidade de criação de comunidades de fãs e a oferta de conteúdo personalizado.

O empresário também estará no painel Buyout: Your Music Your Future, que trata da campanha educacional de mesmo nome, criada nos EUA para informar artistas e compositores sobre a aquisição de direitos autorais, e que se transformou em plataforma global. Kondzilla estará ao lado dos compositores Alexis Cuadrado e Flavia Tygel e do diretor e roteirista Cesar Charlone para discutir as opções de remuneração dos criadores e os impactos das vendas de seus direitos autoriais no processo conhecido como “buy-out”.