Audiovisual terá abordagem 360º no RIO2C 2022

Evento dedicará 27 conferências para discussão dos rumos do setor abordando aspectos que vão desde os atuais desafios da criação de narrativas à regulamentação dos novos formatos

Quinto segmento de maior relevância econômica do país, segundo recente pesquisa da Ancine, o setor audiovisual – que supera indústrias importantes como a têxtil, farmacêutica e de equipamentos eletrônicos – sofreu impactos negativos e positivos diante da pandemia da Covid-19,  seja na crise enfrentada pelo cinema, por um lado, ou no crescimento exponencial do streaming. Os caminhos possíveis, as novas narrativas, as mudanças na legislação da propriedade intelectual, as previsões de crescimento e muito mais são assuntos que estarão presentes em 27 conferências no Rio2C 2022, que de 26 de abril a 01 de maio ocupa a Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, reunindo alguns dos principais nomes do setor no Brasil e no mundo, com patrocínio da Petrobras.

Além dos painéis, as rodadas de negócios de audiovisual já têm confirmados 201 players – 138 no âmbito presencial e 63 no virtual, como Amazon Studios, AXN, Band, BIS, Dreamworks, Globoplay, ESPN, Netflix, Paramount, SBT, Telecine, Warner Bros., entre outros.

Além de um palco dedicado exclusivamente ao audiovisual – o ScreeningRoom, com 200 lugares –, o Rio2C abre espaço para o setor no StoryVillage, com 450 lugares, e no GlobalStage, com 1.250 lugares. Este último recebe em 29/4, às 9h30, o roteirista brasileiro Beto Skubs, a produtora executiva e roteirista norte-americana Kiley Donovan e a atriz italiana Stefania Spampinato, de Grey’s Anatomy, uma das séries de maior sucesso no mundo, com 18 temporadas, para celebrar os 400 episódios da série original criada por Shonda Rhimes. A mesa destrinchará todas as etapas de produção de um episódio – da sala de roteiro à produção final – e se aprofundará no “encontro de séries”, o processo de desenvolvimento de roteiros de projetos análogos, que se cruzam constantemente e compartilham alguns personagens nas tramas, uma vez que Kiley também está na equipe de roteiro de “Station 19”, spin-off de “Grey’s Anatomy”, atualmente na quinta temporada.

Na mesma sala, o painel “Futuro do Entretenimento”, no dia 28/4, às 14h30, levantará um dos assuntos que mais mobilizam atualmente o setor – as mudanças e regulamentação sobre propriedade intelectual. Sylvie Forbin, vice-diretora geral da OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual), Bertrand Chaverot, Managing Director da Ubisoft, Patrícia Muratori, diretora da YouTube Brasil, e Marcelo Castello Branco, CEO da UBC, falam sobre como o avanço cada vez mais rápido das novas tecnologias e a transformação digital faz com que a propriedade intelectual e o entretenimento ganhem novas dinâmicas. Neste painel, serão apresentados com exclusividade pela OMPI dados inéditos sobre o impacto do COVID 19 sobre as indústrias criativas, seguida sobre uma discussão sobre mudanças e tendências que moldarão as diferentes áreas da indústria, tanto para artistas, criadores e empresas, mas também para o público em geral.

Irreverentes, disruptivos e audaciosos. Fundado em 2012, o Porta dos Fundos é um fenômeno do entretenimento multiplataforma, que celebra uma década em 2022.

Do início despretensioso ao sucesso refletido na média de 120 milhões de visualizações por mês, nos 17,2 milhões de inscritos no YouTube e no Emmy Internacional de Comédia conquistado em 2019, o Porta dos Fundos é o tema da mesa que ocupa o GlobalStage, no dia 27/4, às 11h, com Antonio TabetChristian Rôças, mais conhecido como Crocas, Gregório Duvivier e Ian SBF, que relembram os pontos altos da trajetória, piadas e polêmicas, e compartilham novidades sobre a expansão internacional, novos formatos e talentos.

Scott Steindorff é um bem-sucedido produtor de séries como a aclamada Station Eleven. Diagnosticado no espectro autista já em idade adulta, Scott é o personagem da mesa “O Papel das Emoções para Influenciar a Arte”, no dia 29/4, às 11h, no GlobalStage. Ele encontrou seu verdadeiro propósito ensinando sobre emoções e como utilizá-las para influenciar a arte.

Além de professor, atua na capacitação de conselheiros e psicólogos licenciados para apoiar indivíduos neurodiversos e suas famílias. A motivação vem do fato de Scott fazer parte do espectro e de ter, no audiovisual, encontrado de alguma forma um porto seguro, uma sensação de adequação. Na conversa, ele irá compartilhar como encontrou seu caminho e como tem trabalhado com alunos e conselheiros para inspirar e colaborar para que mais pessoas consigam canalizar suas emoções para influenciar a arte.

O papel da Geração Z no audiovisual, com a construção de novas narrativas, será discutido no painel “Construção de narrativa para e pela Geração Z“, que ocupa o palco StoryVillage, no dia 28/4, às 11h30.

Influenciada pelos eventos históricos recentes e pela imersão na tecnologia, a Geração Z traz um olhar renovado à lógica da construção narrativa, das relações pessoais e profissionais. Uma audiência que se encontra majoritariamente em mídias sociais no âmbito online. Neste painel, a premiada consultora em estratégias de conteúdo e desenvolvimento de formatos para plataformas Sandra Lehner, pesquisadora da geração Z e em tendências de storytelling, conversa com os jovens autodidatas André e Salomão Abdala, exemplos típicos dessa geração, os Abdala Brothers. Criadores de conteúdo original, eles criam para marcas como Porsche, Honda e NASA e falam sobre como engajar este público utilizando criatividade e interatividade, novas mídias e tecnologias.

Outra mesa que traz um tema bastante atual e polêmico no meio é “Showrunner ou Head Writer: que posição é essa, afinal?“. No Brasil, a definição de showrunner não está consolidada, e difere não somente de player para player, mas também de produção para produção. Essa falta de clareza muitas vezes causa confusão e frustração para as várias partes envolvidas. Este painel pretende lançar luz sobre a situação atual, desafios e oportunidades de showrunners, roteiristas e produtores no mercado brasileiro de séries.

Para debater o assunto,  Haná Vaisman, diretora de conteúdo para séries roteirizadas, da Netflix Brasil, conversa com Felipe Braga, roteirista e showrunner do Los Bragas, e os roteiristas Ludmila Naves e Leandro Soares, com moderação de Bartira Bejarano Campos, roteirista, pesquisadora e coordenadora de desenvolvimento da Paranoid BR.

Eduardo Gaspar, vice-presidente de criação da Endemol Shine BrasilElisa Chalfon, diretora de séries originais brasileiras de não-ficção da Netflix, e Luisa Barbosa, diretora executiva de não-ficção da Conspiração Filmes, estarão juntos no dia 29/4, às 10h30, no palco do ScreeningRoom, para discutir “Formatos Originais com Alcance Global”.

Apesar de o Brasil ser um país altamente criativo e com uma consistente produção audiovisual, ainda está longe de ser um potente criador e exportador de formatos de conteúdo non-scripted, ou seja, sem roteiro. No painel, executivos debatem o potencial do mercado brasileiro para desenvolver formatos de não-ficção originais e a oportunidades de vendas para o mercado global. Serão apresentadas oportunidades, cases de sucesso e modelos de negócios para o gênero.

Outros 21 paineis reúnem nomes como os atores, diretores e roteiristas Lázaro Ramos e Ingrid Guimarães, da Amazon Studios, o diretor e roteirista Breno Silveira (DOM), a autora Ilana Casoy, a vice-presidente de conteúdo da Netflix Brasil Elisabetta Zenatti, a Head de Gestão de Talentos e Desenvolvimento de Novelas, General Entertainment, Warner Bros. Discovery Latin America Mônica Albuquerque, a roteirista Ana Paula Maia (Desalma), o CEO para América Latina da WSL Ivan Martinho, o diretor de negócios e ad sales da Paramount Brasil Denis Onishi, para citar alguns.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE PAINÉIS SOBRE AUDIOVISUAL NO RIO2C*

(Sujeita a alterações)

DIA 27/04 – Global Stage

11h00 – 12h00

PORTA DOS FUNDOS – 10 ANOS DE IRREVERÊNCIA, HUMOR E INOVAÇÃO

Antonio Tabet, Sócio-fundador, Porta dos Fundos

Crocas, CEO, Porta dos Fundos

Gregório Duvivier, Cofundador, Porta dos Fundos

Ian SBF, Cofundador, Porta dos Fundos

 

Dia 27/04 – Global Stage

17h30 – 18h30

GLOBO: DO PLIM AO PLAY

AQUI TEM BRASIL PARA TODO O MUNDO

 

Dia 28/04 – Global Stage

9h30 – 10h30

KOBY GAL RADAY – THE CREATIVE JORNEY

Koby Gal Raday, CCO, Beta Film

Entrevista: Beatriz Seigner, Diretora e roteirista

Felipe Braga, Showrunner, roteirista e produtor executivo

 

Dia 28/04 – Global Stage

14h30 – 15h30

FUTURO DO ENTRETENIMENTO

Bertrand Chaverot, Managing DIrector, Ubisoft

Marcelo Castello Branco, CEO, UBC

Patrícia Muratori, Diretora Youtube Brasil

Sylvie Forbin, Vice-diretora Geral, OMPI

Moderação: Rodrigo Salinas, CQS Advogados

 

Dia 28/04 – Global Stage

17h30 – 18h30

AMAZON STUDIOS: HOME FOR TALENT

Ingrid Guimarães, atriz, roteirista e apresentadora, Amazon Studios

Lázaro Ramos, ator, diretor, roteirista, Amazon Studios

Malu Miranda, Head de Conteúdo Original Brasileiro, Amazon Studios

Participações especiais:

Alice Marcone, roteirista da série Manhãs de Setembro

Aly Muritiba, diretor da série Cangaço Novo

Breno Silveira, diretor e roteirista da série DOM

Fabio Mendonça, diretor da série Cangaço Novo

Gabriel Leone, ator e protagonista da série DOM

Gigi Soares, diretora da série Novela

Luis Pinheiro, diretor da série Manhãs de Setembro

Renata Pinheiro, diretora da série Novela

 

Dia 29/04 – Global Stage

09h30 – 10h30

GREY’S ANATOMY & STATION 19: DO ROTEIRO À PRODUÇÃO

Beto Skubs, roteirista, Grey’s Anatomy

Kiley Donovan, produtora executiva e roteirista, Grey’s Anatomy e Station 19

Stefania Stampinato, atriz

Moderação: Juliana Soares, Produtora Criativa e Roteirista, Gullane

 

Dia 29/04 – Global Stage

11h – 12h

SCOTT STEINDORFF – O PAPEL DAS EMOÇÕES PARA INFLUENCIAR A ARTE

Scott Steindorff, Produtor Executivo, Station Eleven

 

Dia 27/04

10h00 às 11h00 – StoryVillage

TRUE CRIME NO CENTRO DO CONTEÚDO ORIGINAL: UMA REFLEXÃO SOBRE AS SOCIEDADES

Branca Vianna, Presidente, Radio Novelo

Ilana Casoy, autora

Mayra Lucas, CEO, Glaz Entretenimento

Moderação: Clarisse Goulart, Diretora de Desenvolvimento e Negócios, Conspiração Filmes

 

Dia 27/04

15h30 – 16h30

FANTASIA, FICÇÃO E FATOS REAIS: NARRATIVAS LOCAIS, ALCANCE GLOBAL

Ana Luiza Azevêdo, Diretora, Casa de Cinema de Porto Alegre

Elisabetta Zenatti, Vice-President Content, Netflix Brasil

Luis Lomenha, Shrowrunner, roteirista e diretor

Rodrigo Sant’Anna,  ator, diretor, roteirista e showrunner

 

Dia 28/04

10h00 – 11h00

O FUTURO DO MELODRAMA NO CENTRO DO CONTEÚDO ORIGINAL

Monica Albuquerque, Head de Gestão de Talentos e Desenvolvimento de Novelas, General Entertainment, Warner Bros. Discovery Latin America

Patrícia Moretzsohn, Head Writer e roteirista

Raphael Montes, roteirista

Moderação: Juliana Soares, Produtora Criativa e Roteirista, Gullane

 

Dia 28/04

11h30 – 12h30

CONSTRUÇÃO DE NARRATIVA PARA E PELA GERAÇÃO Z

André Abdala, Founder & Director, Abdala Brothers

Salomão Abdala, Founder & Director, Abdala Brothers

Sandra Lehner, Creative Strategic Director, SL

Suzana Pamplona Miranda, Diretora de Pesquisa e Conhecimento, Globo

Moderação: Izabela Ianelli, Head de Digital, Endemol Shine Brasil

 

Dia 28/04

16h00 – 17h00

WARNER MEDIA APRESENTA: O BOOM DOS CONTEÚDOS NON-FICTION

Angélica, Host de Jornada Astral

Murilo Rosa, Host de A Ponte: The Bridge Brasil

Sergio Nakasone, Regional Director of Non-Ficton Development, Warner Bros. Discovery

Verônica Villa, Head of Non-Ficton Development, HBO Max

 

Dia 29/04

10h – 11h 

TERROR, SOBRENATURAL E SCI-FI NO CENTRO DO CONTEÚDO ORIGINAL.

Ana Paula Maia, roteirista e autora da série Desalma

Dani Li, diretora da série 3%

MM Izidoro, roteirista e autor de Diário do Centro do Mundo

Moderação: Amanda Luvizotto, crítica de cinema

 

SCREENING ROOM

27/04 – Screening Room

10h00 – 11h00

DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DE OBRAS DE FICÇÃO COM AUTENTICIDADE

Maria Angela de Jesus, Diretora Sênior de Produção e Gestão de Produção do VIS Brasil, Paramount

Tereza Gonzalez, Diretora Sênior do VIS Brasil, Paramount

Moderação: Cristina Padiglione, jornalista

 

27/04 – Screening Room

11h30 – 12h30

INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÕES NO AUDIOVISUAL: ESTRATÉGIAS PARA ANTECIPAR TENDÊNCIAS E ASSUMIR O PROTAGONISMO DA MUDANÇA

Gabriel Gurman, CEO, Galeria Distribuidora

Georgia Costa, CEO, Coração da Selva

Mariana Oliva, CEO, Maria Farinha Filmes

Tiago Mello, Producer and Partner, Boutique Filmes

Moderação: Daniela Tolomei, Fundadora, Transformação Audiovisual

 

27/04 – Screening Room

14h30 – 15h30

SHOWRUNNER OU HEAD WRITER: QUE POSIÇÃO É ESSA, AFINAL?

Haná Vaisman, Diretora de Conteúdo para Séries Roteirizadas, Netflix Brasil

Felipe Braga, roteirista e showrunner, Los Bragas,

Ludmila Naves, roteirista

Leandro Soares, roteirista

Moderação: Bartira Bejarano Campos, roteirista, pesquisadora e coordenadora de desenvolvimento Paranoid BR

 

27/04 – Screening Room

16h30 – 17h30

CONTEÚDO ORIGINAL KIDS: O DESAFIO DE CRIAR PARA PARA OS NATIVOS DIGITAIS

Flávia Costa, Gerente de Conteúdo Infantil, Globo

Karen Castanho, Produtora, Biônica Filmes

Luciana Druzina, CEO, Druzina Content

Marina Filipe, Sr. Manager Original Productions Kids & Family, Warner Media

Moderação: Juliana Capellini, Produtora Executiva, Conspiração

 

27/04 – Screening Room

17h45 – 18h30

RIOFILME APRESENTA

O IMPACTO DO AUDIOVISUAL NO DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES

Elisa Tolomelli,  Founder/Co-Founder , Eh! Filmes

Leo Edde, Presidente do Conselho das Indústrias Criativas, Firjan

Marcelo Calero, Deputado Federal e Ex Secretário de Governo e Integridade Pública do Rio de Janeiro

Moderação: Clélia Bessa, Sócia-Fundadora, Raccord Produções

 

Dia 28/04 – Screening Room

10h30 – 11h30

O FUTURO DO STREAMING

Aline Jabbour, Diretora de desenvolvimento de negócios e aquisições Latam, Samsung

Denis Onishi, Diretor de Negócios e ad Sales, Paramount Brasil

Renata Fernandes, Head de Performance e Produtos Digitais, Globoplay

Moderação: Fábio Lima, CEO, Sofá Digital

 

Dia 28/04 – Screening Room

12h – 13h

CONTEÚDO ORIGINAL COM FOCO NA AUDIÊNCIA

Gabriel Jacome, Head of Content, Globo

Iafa Britz, Partner, Migdal Filmes

Mara Lobão, CEO e Sócia-fundadora, Panorâmica

Marcelo Tamburri, Vice President Scripted Content Development, Warner Bros. Discovery

Moderação: Fernanda Menegotto, Co-fundadora e Head da VBrand

 

Dia 28/04 – Screening Room

15h às 16h

A DEMANDA DA AUDIÊNCIA BRASILEIRA EM MÚLTIPLAS JANELAS

Adriana Pascale, LATAM Insights Manager, Parrot Analytics

 

Dia 28/04 – Screening Room

16h30 – 17h30

PROPRIEDADE INTELECTUAL E O FUTURO DO AUDIOVISUAL

Victor Drummond, Presidente Executivo, Interartis Brasil

Rosana Alcântara, Sócia-fundadora, RSA Consultoria e Assessoria

Cláudio Lins de Vasconcelos, Sócio-fundador, Lins Vasconcelos Advogados

Moderação: Marcelo Goyanes, sócio-fundador, Murta Goyanes Advogados

 

Dia 28/04 – Screening Room

17h45 – 18h30

IN PRESS APRESENTA

MASTER CLASS BRANDED ENTERTAINMENT: O AUDIOVISUAL COMO PLATAFORMA DE CONEXÃO ENTRE MARCAS E CAUSAS

Ana Domingues, Diretora Executiva da InPress Porter Novelli

Fernanda Menegotto, Co-fundadora e Head da VBrand e Consultora de Negócios Branded Entertainment Audiovisual do Grupo INpress

Otávio Chamorro, diretor e roteirista, Cinegroup

 

Dia 29/04 – Screening Room

10h30 – 11h30

FORMATOS ORIGINAIS COM ALCANCE GLOBAL

Eduardo Gaspar, Vice Presidente de Criação, Endemol Shine Brasil

Elisa Chalfon, Diretora de Séries Não-Ficção da Netflix no Brasil, Netflix

Luisa Barbosa, Diretora executiva de não-ficção, Conspiração Filmes

Moderação: Roberto D’Ávila, CEO, Moonshot Pictures

 

Dia 29/04 – Screening Room

12h00 – 13h00

NOVAS TECNOLOGIAS E O AUDIOVISUAL DO FUTURO

Malu Andrade, Executive Director, Coração da Selva

Rafael Coimbra, Editor Chefe, MIT Technology Review

Thiago de Freitas, CEO, Kokku

Moderador: Camila Garrote, Senior Associate, Demarest Advogados

 

Dia 29/04 – Screening Room

16h30 – 17h30

FIRJAN APRESENTA

MACROTENDÊNCIAS GLOBAIS E AS INOVAÇÕES PARA A INDÚSTRIA CRIATIVA

Carol Fernandes, Coordenadora do Lab de Tendências da Casa Firjan.

Leo Edde, Presidente do Conselho das Indústrias Criativas, Firjan