Fonte: Unsplash

Equipe do MIBR busca bons resultados em 2021 para recuperar reputação no eSports

A temporada atual do MIBR não está sendo positiva, seja no Rainbow Six ou no CSGO. O time brasileiro tem encontrado dificuldades para repetir bons resultados do passado, e viu até mesmo a torcida perder a confiança. Entretanto, com algumas reestruturações recém-finalizadas nas equipes, a tradicional organização de eSports quer terminar 2021 se recuperando e mostrando que ainda pode ser destaque no cenário internacional.

Em abril deste ano, o time de Rainbow Six não conseguiu o resultado esperado na Copa Elite Six da América, a Libertadores do R6. A derrota por 2 a 1 para a Team Liquid na final acabou com o sonho do título. Mesmo com a premiação de R$ 173 mil, o gosto amargo da derrota não caiu bem com os torcedores. Uma das principais críticas foi em relação às mudanças de line up às vésperas do torneio. O MIBR montou a equipe um mês antes do início da disputa.

Nos meses seguintes, os resultados da equipe no Stage 2 do Brasileirão foram ainda piores. O MIBR terminou a disputa com apenas 22 pontos, como mostra o site oficial de R6, e ficou na 7ª posição. Isso significa que a equipe não conseguiu se classificar para a segunda edição da Copa Elite Six da América deste ano. Porém, esse não é o fim do mundo, pois a nova line-up ainda está se adaptando. O objetivo principal é conseguir melhores resultados no Stage 3 do BR6, marcado para acontecer nos meses de setembro e outubro deste ano.

Fonte: Unsplash

Recuperação no CSGO

Se os resultados no Rainbow Six não são dos melhores, a situação no CSGO é ainda pior. Após o fracasso na temporada passada, o MIBR mudou toda a line-up e viu a equipe cair de nível nos torneios internacionais. No ranking mensal da HLTV, por exemplo, o time brasileiro não está nem entre os 50 melhores. Ou seja, está longe de repetir o sucesso que teve no início dos anos 2000 com nomes como Jean “mch” e Fillipe “bt0”.

Entretanto, isso não significa que a organização vai abandonar os jogadores e todo o planejamento. Como mostra reportagem publicada pelo site de eSports bets Betway, o MIBR lançou um clipe com a música “Contra Todos” do rapper Duzz para apresentar algumas mudanças no time e viu a comunidade abraçar o projeto. Além disso, o evento também serviu para oficializar a line-up feminina de CSGO. Ou seja, a organização continua a investir para conseguir sucesso no cenário competitivo.

Segundo a jogadora Bruna “Bizinha”, que conversou com o time da Betway, o anúncio foi excelente para mostrar uma interação entre as lines masculinas e femininas. A player profissional de CSGO acredita que isso vai agregar e dar maior visibilidade para as competições que serão disputadas no futuro. Assim, apesar dos resultados negativos recentes, o MIBR dá sinais de que está indo pelo caminho mais correto do eSports.

 

Brasil chama atenção no eSports

A aposta do MIBR em se manter forte no eSports é o potencial que existe no setor. Apenas no Brasil, por exemplo, os games contam com uma receita de US$ 2,3 bilhões, e com uma projeção de crescimento para os próximos cinco anos. Além disso, a audiência brasileira nas competições de eSports é a terceira maior do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e para a China.

Outro sinal importante é a força da TwitchTV no Brasil, principalmente com os jogadores profissionais de eSports ou até mesmo com as organizações. No canal oficial do MIBR, os torcedores conseguem acompanhar os jogos da equipe e também alguns anúncios oficiais. Em algumas transmissões, a audiência fica acima dos 50 mil espectadores. Um número importante e que gera um grande engajamento com os fãs.

O MIBR é uma das organizações mais tradicionais do eSports brasileiro, e conta com uma histórica rica e que nunca será esquecida. Porém, o momento ruim da equipe no Rainbow Six e no CSGO é motivo de preocupação, pois o time é um dos poucos representantes brasileiros com destaque e reconhecimento internacional. A organização está se esforçando para conseguir uma recuperação no cenário profissional de eSports, e alguns anúncios mostram que o caminho parece ser o mais correto possível. Apesar de alguns torcedores terem abandonado a equipe, existe outra parte que segue fiel acreditando na volta por cima.