Torneio reúne os melhores clubes de Rainbow Six Siege do mundo e será disputado em Montreal, no Canadá.
Considerado o torneio mais importante do calendário mundial de Rainbow Six: Siege, o Six Invitational pede passagem e atrai as atenções dos fãs de 11 a 17 de fevereiro, com três dias de fase de grupos online e mais três com eliminatórias e presença de público em Montreal, no Canadá. FaZe Clan, Immortals, Ninjas in Pyjamas e Team Liquid são as equipes brasileiras que tentarão conquistar mais esse título para o país. Assim como em 2018, o Brasil é a nação com mais representantes no campeonato que tem a maior premiação do cenário competitivo do jogo: mais de um milhão de dólares.
As quatro brasileiras chegam com status de favoritas ao título. Tanto FaZe Clan quanto Immortals conseguiram as vagas por suas boas campanhas na oitava temporada da Pro League. As duas chegaram nas finais mundiais que aconteceram no Rio do Janeiro, e a FaZe terminou com o vice-campeonato, derrotada pela G2 Esports na final.
Já Ninjas in Pyjamas e Team Liquid precisaram disputar as classificatórias latino-americanas do Six Invitational para conquistarem o direito de participar da competição. As duas organizações apresentam bons desempenhos em outros torneios, como o Brasileirão Rainbow Six e a nona temporada da LATAM Pro League. A Liquid, inclusive, já chegou a um título internacional no ano passado, ao derrotar a PENTA Sports (atual lineup da G2 Esports) na final da sétima temporada da Pro League, disputada em Atlantic City, nos Estados Unidos.
O manager da Team Liquid, Rafael Queiroz, falou sobre a adversária e um possível reencontro já na fase de grupos do Invitational: “Temos muito respeito pela G2 e sabemos que somos um dos maiores rivais que eles têm dentro do cenário competitivo. Não temos dúvidas de que será uma partida espetacular, caso se concretize. Nossa confiança em sair com a vitória é muito grande”.
Ele aproveitou também para ressaltar a importância dos bons resultados recentes que a equipe obteve em outros torneios para chegar embalada no Invitational: “Com certeza nos deixa ainda mais confiantes. Nos sentimos bem preparados para esta competição, mais do que qualquer outra que participamos, portanto faremos o nosso máximo para irmos além e conquistarmos esse título”.
Além de ser o país com mais equipes, o Brasil é também quem tem o maior número de jogadores brasileiros (20) no campeonato, fator que demonstra sua importância para a modalidade e o talento individual dos players. Alguns são considerados candidatos a melhor jogador de Rainbow Six do mundo nos últimos anos, como André “Nesk” Oliveira, da Team Liquid, e Leonardo “Astro” Buzzachera, da FaZe Clan, por exemplo.
O Six Invitational 2019 terá 16 equipes em busca do primeiro lugar. Elas foram divididas em quatro grupos, e as duas melhores de cada um deles avançam para as eliminatórias presenciais. As partidas serão disputadas em MD3 (melhor de três mapas), com exceção da final, que será em MD5 (melhor de cinco mapas).
FaZe Clan e Ninjas in Pyjamas estão no grupo A, e lutam pelas duas vagas na próxima fase com Fnatic (Ásia-Pacífico) e Team Reciprocity (América do Norte). Já a Immortals está no grupo B, que promete ser bem acirrado, com Rogue (América do Norte), Team Empire (Europa) e Spacestation Gaming (América do Norte). A Team Liquid integra o grupo C, que conta com Mock-it Esports (Europa), Mantis FPS (Ásia-Pacífico) e a G2 Esports (Europa), principal adversária das brasileiras em torneios mundiais recentes.
O jogador da Ninjas in Pyjamas, Gabriel “pino” Fernandes, elegeu a adversária brasileira como o compromisso mais complicado da fase de grupos: “A FaZe é o nosso maior desafio por duas razões: rivalidade, por ser da mesma região, e acredito também que exista uma dominância por parte dos brasileiros nesse grupo, quem ganhar pega o melhor cenário e a vaga nas quartas garantida”.
O manager da Team Liquid aproveitou para enviar um recado aos torcedores que estão no Brasil: “Continuem torcendo, apoiando e mandando boas energias. Estamos nos dedicando muito para trazer a vitória para o Brasil novamente. Fomos campeões de um mundial no ano passado e vencer o Six Invitational é um sonho que vamos buscar com toda nossa força, trazendo junto a energia de toda nossa legião de fãs”, disse Rafael Queiroz.
E “pino”, da NiP, também mandou uma mensagem para os fãs dos Ninjas: “Não deixem de assistir nenhuma partida deste Invitational. Será o maior e mais disputado campeonato do game. Acredito que estamos de fato em nossa melhor fase nesta reta final e vamos para ganhar”.
O Six Invitational 2019 será transmitido ao vivo, a partir de segunda-feira (11) às 12h, com transmissão nos canais oficiais do Rainbow Six Esports Brasil no Youtube e na Twitch, além do site sportv.com.