Dançarinos de alto nível, músicas icônicas, público vibrante e uma energia contagiante: estes foram os elementos essenciais para a épica final brasileira de um dos principais eventos de danças urbanas do mundo, o Red Bull Dance Your Style. Pela primeira vez em São Paulo, a competição lotou a Praça das Artes, no último sábado (11), e consagrou Ryan Fúria Jr como novo campeão nacional. O dançarino de Hip-Hop e Popping agora irá representar o Brasil na etapa mundial, no dia 9 de novembro, em Mumbai, na Índia. Trilhando uma trajetória impressionante e vencendo batalhas emocionantes, Ryan Fúria Jr conquistou o voto majoritário do público e, embalado pelo hit ‘Tá OK’ de Dennis DJ e MC Kevin o Chris, levou o troféu para casa.
“Foi uma experiência incrível e inexplicável viver e vencer o Red Bull Dance Your Style 2024! Na última batalha, eu estava me sentindo muito leve e pude me expressar e me dedicar naquele momento para focar totalmente na entrega no palco. Foi uma das únicas vezes na minha vida que me senti dessa forma. Subi no palco focado em demonstrar todo o meu talento, meu potencial e tudo que eu venho estudando e trabalhando sobre o Hip-Hop e o Popping – que é o meu estilo de dança favorito. Agora, a meta é levar toda essa energia do povo brasileiro para fora do País e fazer com que eles conheçam a nossa potência”, comemora Ryan Fúria Jr, que irá buscar o título mundial inédito para o Brasil.
Vice-campeão da seletiva paulista, o paulistano de 21 anos chegou à Final Nacional e teve que encarar batalhas contra dançarinos talentosos de estilos distintos como o house de Mayí, o krump de Valkyrie aka Gurl Pitbull, o dancehall de Israel Alves. Conquistando o público cada vez mais a cada fase, Ryan chegou à última batalha e mostrou suas capacidades de improviso ao som de hits aleatórios – de Pabllo Vittar a Nelly Furtado – e superou a dançarina de waacking Jess Nascimentto, vice-campeã em 2023 e 2024.
O movimento cultural Hip-Hop engloba vários estilos de danças e, entre elas, está o Popping. Os dançarinos desta modalidade se baseiam no ritmo da música para coordenar a contração e o relaxamento rápido dos músculos, muitas vezes para criar passos que remetem ao ilusionismo – como o caso do moonwalk imortalizado por Michael Jackson. Representante desses dois estilos, Ryan Fúria Jr hipnotizou a plateia e improvisou com as músicas que eram tocadas pelo DJ Totonete. No comando do evento, estavam os talentosos apresentadores Zulu e Darlene Valentim (Vovó da ZN).
Para definir os finalistas, o evento passou por Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e também na própria capital paulista para as seletivas regionais. Também foram convidados 10 wildcards – convites feitos a grandes nomes da cena para aquecer ainda mais as batalhas e trazer mais diversidade e pluralidade de origens e estilos. Entre os participantes, estiveram dançarinos que já dividiram palco com cantores como Anitta, Ludmilla, Djonga, Gloria Groove, Gaby Amarantos e muitos outros. Na etapa mundial, em novembro, dançarinos de 50 países se enfrentarão em busca do título.
Além das batalhas, a Final Nacional também teve duas atrações especiais que realizaram “side acts” de tirar o fôlego. Antes da semifinal, o dançarino profissional da França Boubou Belbak fez um show à parte mostrando a potência do estilo Waacking. Após definir os finalistas, foi a hora do Coletivo AMEM, formado por artistas LGBTQIAPN+, fazer uma apresentação em grupo com diversos nomes do Voguing e da cena Ballroom. Quem também esteve presente prestigiando o evento foi Nelson Triunfo, considerado o precursor do movimento Hip-Hop no Brasil. Esta edição do evento também contou com a Philips como parceira oficial.