Filmes estrangeiros dirigidos por mulheres se destacam na programação do Festival do Rio

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Lançamentos de Greta Gerwig, Marielle Heller, Lauren Greenfield e Céline Sciamma podem ser vistos nesta edição.

O poder feminino no cinema não poderia ficar de fora desta edição do Festival do Rio, que acontece entre os dias 9 e 19 de dezembro. Filmes dirigidos por mulheres integram a programação da mostra Panorama do Cinema Mundial, incluindo o longa de abertura: Adoráveis Mulheres (Little Women), de Greta Gerwig, uma adaptação do famoso livro homônimo, de Louisa May Alcott, lançado entre 1868 e 1869.

Outras produções comandadas por mulheres também ganham destaque. Um Lindo Dia na Vizinhança (A Beautiful Day in The Neighborhood), de Marielle Heller, é estrelado por Tom Hanks e forte concorrente ao Oscar®. Já O documentário The Kingmaker (The Kingmaker), de Lauren Greenfield, oferece um retrato da ex-primeira dama das Filipinas Imelda Marcos, enquanto Retrato de uma Jovem em Chamas (Portrait of a Lady On Fire), de Céline Sciamma, é o novo drama da diretora francesa que foi vencedor da Palma Queer do Festival de Cannes.


Confira as sinopses:

Adoráveis Mulheres

A diretora e roteirista Greta Gerwig (Lady Bird – A Hora de Voar) costurou seu filme Adoráveis Mulheres usando como base o romance clássico e também os escritos de Louisa May Alcott; e criou uma história que se desenrola enquanto o alter ego da autora, Jo March, relembra fatos do passado e do presente de sua vida fictícia. Na visão de Gerwig, a amada história das irmãs March – quatro jovens mulheres, cada uma determinada a viver a vida em seus próprios termos – é uma história clássica e ao mesmo tempo muito atual. Retratando Jo, Meg, Amy e Beth March, estão as atrizes Saoirse Ronan, Emma Watson, Florence Pugh e Eliza Scanlen, respectivamente. Timothée Chalamet interpreta o vizinho Laurie, enquanto Laura Dern vive Marmee e Meryl Streep é a Tia March.

Um Lindo Dia na Vizinhança

Tom Hanks é Mister Rogers em Um lindo dia na vizinhança, uma história atemporal sobre a gentileza triunfando sobre o cinismo, baseado na amizade real entre Fred Rogers e o jornalista Tom Junod. O entediado escritor de revista é escalado para fazer um perfil sobre Fred Rogers e supera sua incredulidade, aprendendo sobre gentileza, amor e perdão com o vizinho mais querido da América.

The Kingmaker

Centrado na trajetória de Imelda Marcos, este filme examina, com acesso inédito, o improvável retorno da família Marcos ao poder nas Filipinas. Explora o perturbador legado do seu regime e narra os esforços recentes de Imelda para ajudar seu filho, Bongbong, a conquistar a vice-presidência. Imelda reescreve a história de corrupção de sua família, substituindo-a pela narrativa do extravagante amor de uma matriarca por seu país. Numa época em que notícias falsas manipulam eleições, a história de retorno de Imelda funciona como um sombrio conto de fadas. Veneza 2019.

Retrato de Uma Jovem em Chamas

Na França de 1770, Marianne, uma pintora, é contratada para fazer o retrato de casamento de Héloïse, jovem recém-saída do convento. Héloïse é uma relutante candidata a noiva e Marianne deve pintá-la sem que ela saiba. A artista a observa durante o dia e dedica-se ao quadro em segredo. Prêmio de melhor roteiro e vencedor da Palma Queer, para filmes de temática LGBT, no Festival de Cannes 2019.

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR