Projetos de pesquisa pautados em séries, filmes, e cultura em geral

A arte, mais do que nunca, devido ao isolamento social e ao confinamento proporcionados pelo avanço da pandemia de COVID-19, faz parte da vida dos homens de maneira quase integral.

Seja na forma de filmes, séries, livros, músicas e até artes plásticas, durante a pandemia todas essas categorias tiveram um aumento significativo na questão de acessos, downloads e compartilhamentos.

Plataformas como a Netflix e a Prime Video, por exemplo viram seus números de assinantes e acessos mensais dispararem desde o início da pandemia.

Com o Spotify e o YouTube também não foi diferente. Desde que o confinamento o isolamento social chegou, as pessoas têm contado muito mais com estas plataformas para passar o tempo e realizar uma manutenção mental.

Mas em todo este contexto, como traduzir tudo isto para um projeto de pesquisa? Como realizar um projeto de pesquisa com estes dados, usando de séries e filmes para ilustrar a movimentação econômica promovida pela cultura e pela arte?

Pensando nisso, hoje iremos ver ao longo do artigo como escrever uma citação de monografia e uma paráfrase, usando exemplos do cinema para entender esta relação.

 

Como estruturar uma monografia?

Primeiramente, antes de entendermos alguns temas que podem ser oriundos do cinema, da arte e da cultura atual, é necessário vermos algumas dicas e pontos essenciais para a elaboração de uma monografia, independente do tema.

As monografias são um formato de desenvolvimento de projetos acadêmicos, ou seja, é uma maneira de se escrever e elaborar um projeto acadêmico.

Portanto, quando as pessoas falam de TCC e monografia, são coisas diferentes que estão sendo discutidas, já que o TCC pode ser realizado no formato de uma monografia, ou em algum outro formato, como artigo científico e até mesmo uma apresentação audiovisual.

De qualquer forma, diversos websites trazem várias dicas excelentes de como iniciar um projeto de pesquisa e também de como começar a escrever uma monografia e, aqui, juntamos uma coletânea dessas dicas para lhe ajudar na hora da escrita!

  • Escolha um tema de relevância dentro da sua área
  • Tenha um bom relacionamento com seu orientador
  • Se esforce e se empenhe desde o pré-projeto
  • Pesquise seu tema exaustivamente
  • Respeite a estrutura da monografia
  • Não deixe de estudar as normas da ABNT

Mas bem, agora que vimos como exatamente começar a estruturar uma monografia, é hora de vermos dois temas de projeto que podem ser abordados na área do cinema 

 

O impacto dos serviços de streaming na produção de filmes e séries

Conforme esta monografia realizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro, o impacto do Netflix e outros serviços de vídeo on-demand é gritante na produção de conteúdo atualmente.

Isso ocorre pois, com o acesso à Internet e o uso de cookies, plataformas como a Netflix, a Prime Vídeo e até o YouTube podem ter acesso à seus dados e buscar uma experiência personalizada para você.

O grande problema nisso é que há padrões nestes dados, o que pode influenciar massivamente na produção de filmes e séries que serão rentáveis para seus produtores.

Ou seja, o que passa a ocorrer é uma produção piamente comercial, voltada para o interesse de assinantes que disponibilizam seus dados a determinadas empresas. Você nunca se perguntou por que o Netflix do seu amigo apresenta filmes diferentes dos seus? É exatamente por isso, pela coleta de dados e personalização da plataforma.

De acordo com o autor da monografia, as tecnologias de cada época exercem influência e acarretam em diversos desdobramentos na sociedade e período em que estão inseridos.

No caso do entretenimento e produção de vídeos, o Netflix e outras plataformas de serviços on demand apresentam grande impacto na produção, devido à personalização, variedade de catálogo e praticidade para acompanhar.

 

O papel da arte e do entretenimento durante a pandemia

Por fim, outro tema que pode ser analisado e se tornar uma monografia relativa à cultura e ao entretenimento é o papel destes dois setores durante um contexto de isolamento social e distanciamento.

Diversas plataformas de streaming, como o Spotify, o Netflix, o Prime Video, o YouTube Premium e vários outros viram seus números de acessos e assinantes dispararem durante a pandemia.

Isso ocorre pois, com a necessidade de as pessoas se manterem em isolamento e, muitas vezes em uma jornada de homeoffice, filmes, séries e músicas se tornaram um grande passatempo para substituir saídas, barzinhos e até idas ao cinema.

Logo, a importância deste campo, durante o período de pandemia, foi extremamente reconhecida e, a cultura e o entretenimento em geral foram grandes motores da economia mundial em um período de recessão econômica.