O novo algoritmo IA do Google prevê doenças cardíacas

Google-Logo

Os especialistas dizem que poderia fornecer uma maneira mais simples de prever o risco cardiovascular

Cientistas do Google e sua subsidiária de tecnologia da saúde descobriram, de forma verdadeira, uma nova maneira de avaliar o risco de doença cardíaca de uma pessoa usando o Machine Learning. Ao analisar as varreduras da parte de trás do olho de um paciente, o software da empresa é capaz de deduzir com precisão os dados, incluindo a idade do indivíduo, a pressão arterial e se eles fumam ou não. Isso pode então ser usado para prever o risco de sofrer um grande evento cardíaco com aproximadamente a mesma precisão que os principais métodos atuais.

O algoritmo potencialmente torna mais rápido e fácil para os médicos analisar o risco cardiovascular de um paciente, pois não requer um exame de sangue. Mas, o método precisará ser testado mais detalhadamente antes que ele possa ser usado em uma configuração clínica. Um artigo descrevendo o trabalho foi publicado hoje no Nature Journal Biomedical Engineering, embora a pesquisa também tenha sido compartilhada antes da revisão pelos pares em setembro passado.

Funcionamento

Para treinar o algoritmo, os cientistas de Google e Verily usaram a aprendizagem de máquinas para analisar um conjunto de dados médicos de quase 300 mil pacientes. Esta informação inclui exames oculares, bem como dados médicos gerais. Tal como acontece com todas as análises de aprendizagem profunda, as redes neurais foram usadas para extrair essa informação por padrões, aprendendo a associar sinais reveladores nas análises oculares com as métricas necessárias para prever o risco cardiovascular (por exemplo, idade e pressão arterial).

Veja mais notícias:

Curta: @CebolaVerde
Acesse: https://CebolaVerde.com.br
Siga: https://instagram.com/cebolaverdebr

Fontes: The Verge Nature