Âncora chines foi clonado por inteligência artificial

Sua voz e aparência foram modeladas a partir do âncora Zhang Zhao – que é uma pessoa de verdade. O âncora feito por meio de IA é fruto de uma colaboração entre a Xinhua e a gigante de tecnologia Sogou. Acreditando ou não, na foto acima a pessoa na direita é a renderização da inteligencia artificial.

A tecnologia é tão fiel à realidade que levanta questões éticas sobre como ela poderia ser utilizada para produzir conteúdos falsos em outros contextos – as temidas fake news – e até vídeos colocando pessoas em situações virtuais das quais elas nunca participaram na realidade – os vídeos chamados de “deep fake (em inglês)“.

Os clones da agência estrearam na Conferência Mundial de Internet em Wuzhen, no leste da China.

“Olá a todos. Sou um apresentador feito a partir de inteligência artificial. É meu primeiro dia na agência de notícias Xinhua. Minha voz e minha aparência foram feitas com base em Zhang Zhao. O desenvolvimento da indústria da mídia requer inovação contínua e profunda integração com as tecnologias internacionais avançadas”, disse o âncora virtual no vídeo apresentado na conferência.

Os desenvolvedores dizem que a tecnologia pode ser especialmente útil para notícias urgentes. A voz, os lábios e o rosto se adaptam às palavras em tempo real e podem falar tudo que for escrito no sistema.

Rafael Casanje

Programador mirim, amante da informática desde os 8 anos, jogador profissional de Pinball Space Cadet e adora séries!

Estamos ao vivo!
CURRENTLY OFFLINE