Cineastas brasileiros são retratados em série no Prime Box Brazil

No próximo dia 30 de setembro o cinema brasileiro irá contar com uma valiosa colaboração, quando estreia a série “Cineastas”, no Prime Box Brazil. A produção, com 10 episódios, mostra um pouco mais do trabalho dos principais cineastas do cinema brasileiro: Cacá Diegues, Fernando Meirelles, Rosemberg Cariry, Cláudio Assis, Tata Amaral, Beto Brant, Jorge Furtado, Lúcia Murat, Marcelo Gomes e Bruno Barreto.

O objetivo da série é revelar a longa trajetória desses cineastas, mostrando o que foi o Cinema Novo, a ditadura, passando pela Retomada e, agora, diante de novos desafios, para que possamos entender melhor como nosso cinema é formado, como os cineastas e seus colaboradores pensam e fazem seus filmes”, afirma Hermes Leal, idealizador e diretor da série.

Cineastas” foi realizado com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, para o canal Prime Box Brazil, da programadora Box Brazil. A série documental será exibida todos os sábados, às 21h00min, com reprises sempre nas terças-feiras, às 19h00min.

 


Lista de Episódios

Episódio 1 – Beto Brant (30/09/2017)

O cineasta Beto Brant conta como o cinema, para ele, é um “pretexto” para conhecer pessoas e lugares, ao lado de companheiros de longa data, como Marçal Aquino, Renato Ciasca e Bianca Vilar. O sucesso de seus filmes, como “O Invasor” é relatado em depoimentos de atores, como Paulo Miklos e Marco Ricca.

Episódio 2 – Rosemberg Cariry (07/10/2017)

O cinema poético de Rosemberg Cariry, do litoral ao sertão nordestino, nos é revelado por Petrus e Bárbara Cariry, os atores Chico Díaz e Dira Paes, entre outros, além do próprio biografado, que permeia entre suas obras, relatando os intentos poéticos e culturais marcados em cada uma delas.

Episódio 3 – Marcelo Gomes (14/10/2017)

Diretor de “Cinema, Aspirinas e Urubus”, Marcelo Gomes conta como surgiu a história do filme, que ganhou destaque internacional, e como cria suas obras, com enfoque em seus personagens. Karim Aïnouz, Cao Guimarães, João Miguel, Hermila Guedes, Sara Silveira, João Vieira Jr., são os entrevistados que nos revela um pouco mais sobre o cineasta.

Episódio 4 – Tata Amaral (21/10/2017)

Diretora paulistana, Tata Amaral enfoca, em seus filmes, a figura da mulher, em suas diferentes fases de vida, e em épocas marcantes de nossa história, como a ditadura. O roteirista Jean-Claude Bernardet e o escritor Fernando Bonassi contam como é o processo de criação dos roteiros junto com a diretora, além de relatos do cineasta Francisco César Filho, Caru Alves de Souza, das atrizes Leona Cavalli, Denise Fraga e Negra Lee.

Episódio 5 – Fernando Meirelles (28/10/2017)

A brilhante carreira do cineasta Fernando Meirelles, narrada por seus companheiros da produtora O2 Filmes, Nando Olival, Paulo Morelli e Andrea Barata Ribeiro, pelo roteirista Bráulio Mantovani, os atores Matheus Nachtergaele e Alice Braga e sua biógrafa Maria do Rosário Caetano. Do início, na publicidade, às produções internacionais e à sua participação no Oscar.

Episódio 6 – Jorge Furtado (04/11/2017)

O cineasta e roteirista gaúcho Jorge Furtado conta como a literatura o influencia e o inspira na criação de suas obras, ao lado de companheiros, como Ana Luiza Azevedo, Giba Assis Brasil, Carlos Gerbase, os atores Lázaro Ramos e Luana Piovani.

Episódio 7 – Cláudio Assis (11/11/2017)

A maneira singular de filmar do cineasta pernambucano Cláudio Assis, que solta o verbo para falar de seus filmes, sempre realizados com parcerias de sucesso, como os atores Matheus Nachtergaele, Dira Paes, Chico Díaz, Leona Cavalli e Hermila Guedes, além de Xico Sá, Walter Carvalho, Hilton Lacerda e Lírio Ferreira.

Episódio 8 – Cacá Diegues (18/11/2017)

O grande cineasta brasileiro Cacá Diegues relembra seus filmes, desde a década de 1960, e o Brasil da época, que o fez se autoexilar na Europa. Betty Faria, Zezé Motta, Arnaldo Jabor, Orlando Senna, Antônio Pitanga falam de suas experiências no cinema com diretor.

Episódio 9 – Lúcia Murat (25/11/2017)

O cinema-guerrilha de Lúcia Murat, que realizou seus filmes inspirada em sua própria vida como militante, é narrado por sua filha Julia Murat, pelo crítico Pedro Bucher e pelos atores Irene Ravache, Caio Blat, Caco Ciocler e Marisa Orth.

Episódio 10 – Bruno Barreto (02/12/2017)

A vasta carreira do cineasta Bruno Barreto é detalhada por depoimentos da produtora Lucy Barreto, sua mãe, que conta como Bruno, ainda criança, frequentava os sets de filmagem da época, inclusive de Glauber Rocha, e ainda jovem iniciou sua carreira no cinema, tendo realizado dezenas de obras, entre elas, grandes sucessos, como “Dona Flor e seus Dois Maridos” e obras internacionais. Betty Faria e Luana Piovani completam suas experiências com o cineasta.

Volney Tolentino

Designer Gráfico, Editor, Técnico de Mecânica Industrial, Nerd, Geek, Hipster Incubado, Fundador da Wing_Storm Entertainment, Protestante, Torcedor do New England Patriots, Los Angeles Lakers e Clube de Regatas do Flamengo e Dono na Thyskens Productions.

Estamos ao vivo!
CURRENTLY OFFLINE