Publicação “Jeremias – Pele” ganha o Prêmio Jabuti 2019

Obra produzida pela Mauricio de Sousa Produções e publicada pela Panini aborda o racismo na infância e na vida adulta, numa história recheada de dor, superação e aprendizado sobre a vida.

A Graphic MSP Jeremias – Pele, escrita por Rafael Calça e desenhada por Jefferson Costa, com edição de Sidney Gusman (da Mauricio de Sousa Produções) e publicada pela Panini Comics, foi a vencedora do mais importante prêmio literário do Brasil, o Jabuti 2019, na categoria Histórias em Quadrinhos.

A cerimônia de entrega aconteceu na noite de 28 de novembro, no Auditório Ibirapuera. A obra aborda o racismo na infância e na vida adulta. Neste ano, Jeremias – Pele também foi premiada com dois troféus HQ Mix, como Edição Especial e Publicação Juvenil.

“Conceição Evaristo, como homenageada. Lázaro Ramos como mestre de cerimônias. Jeremias como melhor história em quadrinhos. O Jabuti nunca foi tão preto como em 2019. Tremi”, disse Jefferson Costa, ao explicar a emoção da conquista.

Rafael Calça também estava exultante. “Que honra o Prêmio Jabuti ter prestigiado a história de um menino negro descobrindo o mundo e sua força interior. Este é um mundo novo, no qual as ideias velhas serão abandonadas. Começando pelo Bairro do Limoeiro, onde a infância e o amor inspiraram e inspirarão crianças Brasil e mundo afora”, declarou.

O editor Sidney Gusman relatou outro aspecto da importância da premiação: “É o primeiro Jabuti da História da Mauricio de Sousa Produções, e mostra o quanto representatividade importa. Jeremias – Pele ajudou a mudar nossa empresa por dentro, e torço demais para que ela chegue a escolas de todo o Brasil”.

Também foi o primeiro Jabuti da Editora Panini. “Estamos honrados e muito felizes de levar para casa a premiação mais almejada da literatura brasileira. Oferecer publicações como esta só prova que estamos no caminho certo para apresentar ao público a diversidade do país”, disse Marcelo Adriano da Silva, gerente de Marketing da Panini Brasil.

Esta foi uma das graphic novels nacionais mais aguardadas de 2018. Foi o 18º título do prestigiado selo Graphic MSP, que estreou em 2012 e se tornou referência no segmento, reunindo o melhor do traço nacional em HQs produzidas pelos mais diversos artistas, em estilos tão ousados quanto lindos.

Em uma reinterpretação ousada, porém necessária, como enaltece Mauricio de Sousa, em seu prefácio, Rafael Calça e Jefferson Costa dão vida a uma história forte, dura, emocionante, na qual Jeremias lidará, pela primeira vez, com o preconceito por causa da cor de sua pele. A trama é recheada de dor, superação e um duro aprendizado.

Muito do que Jeremias e seus pais vivem em Pele veio das experiências pessoais de Rafael e Jefferson, o que torna a obra ainda mais especial. O belíssimo e emocionado texto da quarta capa é assinado pelo rapper Emicida.

Os extras da edição trazem ideias, estudos e esboços do visual dos personagens e as diversas etapas do processo de desenho e cor, que Jefferson Costa faz totalmente no digital. Estudos da capa, um histórico dos personagens e a biografia dos autores complementam o material.

O título está disponível em www.lojapanini.com.br, nas versões em capa dura e capa cartão.