No Intenso Agora, de João Moreira Salles, é premiado na Colômbia

Documentário também será exibido no Festival Internacional de Documentários de Amsterdam.

No Intenso Agora, documentário de João Moreira Salles atualmente em cartaz nos cinemas do país, acaba de ganhar o prêmio de Melhor Filme Internacional do Festival de Cali, Colômbia. Com isso, o filme já foi premiado nas Américas, na Europa e na Ásia. “No Intenso Agora” também é finalista do Prêmio Fênix, que homenageia os melhores profissionais da indústria cinematográfica da América Latina, Espanha e Portugal – uma espécie de Oscar ibero-americano. A cerimônia acontecerá no início de dezembro, na Cidade do México.

Desde sua estreia no Festival de Berlim, o documentário já participou de mais de 20 festivais.  E na próxima segunda, 20 de novembro, o longa estreia na Mostra Masters do IDFA (Festival Internacional de Documentários de Amsterdam), considerado o festival mais importante do mundo destinado ao gênero. Além disso, seu documentário anterior, Santiago, foi selecionado para a Mostra The Visual Voice em que 15 cineastas elegem um filme que os influenciou. Santiago foi a escolha do diretor e escritor dinamarquês Jorgen Leth e será exibido no domingo, 19 de novembro.

No Intenso Agora é narrado em primeira pessoa e reflete sobre o que revelam quatro conjuntos de imagens da década de 1960: os registros da revolta estudantil francesa em maio de 68; os vídeos feitos por amadores durante a invasão da Tchecoslováquia em agosto do mesmo ano, quando as forças lideradas pela União Soviética puseram fim à Primavera de Praga; as filmagens do enterro de estudantes, operários e policiais mortos durante os eventos de 68 nas cidades de Paris, Lyon, Praga e Rio de Janeiro; e as cenas que uma turista – a mãe do diretor – filmou na China em 1966, ano em que se implantou no país a Grande Revolução Cultural Proletária.

Volney Tolentino

Designer Gráfico, Editor, Técnico de Mecânica Industrial, Nerd, Geek, Hipster Incubado, Fundador da Wing_Storm Entertainment, Protestante, Torcedor do New England Patriots, Los Angeles Lakers e Clube de Regatas do Flamengo e Dono na Thyskens Productions.

Estamos ao vivo!
CURRENTLY OFFLINE