Eurocopa 2016 – oitavas de final

Nesta segunda-feira, 27, finalizou-se a fase de oitavas de final da Eurocopa da UEFA de 2016. Uma surpresa aconteceu, mas no geral, o favoritismo pesou para as equipes mais tradicionais, o que resulta em confrontos interessantes na próxima fase. Vamos ao panorama geral.

Suíça 1 (4) x (5) Polônia

Partida equilibrada no Geoffroy Guichard. Suíça e Polônia fizeram de tudo para avança de etapa na competição. No tempo inicial, as equipes ficaram no 1 a 1. Kuba Blaszczykowski abriu o placar para os poloneses, que cederam o empate aos Suíços devido a um gol de Xherdan Shaqiri. A partida permaneceu empata na prorrogação, o que levou a decisão final para os pênaltis. Enquanto a Polônia converteu todas as suas cobranças, a Suíça perdeu uma. Assim, a Polônia avança às quartas de final.

Festa polonesa com a classificação - Foto: GE
Festa polonesa com a classificação – Foto: GE

País de Gales 1×0 Irlanda do Norte

No último jogo que o Parc de Princes sediará na competição, em duelo de equipes estreantes, Gales e Irlanda do Norte fizeram um duelo entre duas equipes britânicas em pleno momento de tensão política na região. Gareth Bale, mais uma vez, carregou seu país nas costas e fez a jogada do gol contra do zagueiro McAulley, da Irlanda do Norte, que classificou Gales para as quartas de final da competição.

Gales continua vivo e pode surpreender ainda mais. - Foto: GE
Gales continua vivo e pode surpreender ainda mais. – Foto: GE

Croácia 0x1 Portugal

No Felix Bollaert, partida equilibrada entre Croácia e Portugal. Para muitos, os croatas desempenharam o melhor futebol da primeira fase, com uma equipe extremamente técnica e com bons valores, enquanto Portugal não havia vencido ainda no torneio. Contudo, o dia não foi bom para a Croácia, que não criou muitas chances e parecia uma equipe muito lenta, diferente do que havia apresentado até então. Na prorrogação, após jogada pela direita, Ricardo Quaresma apareceu livre na área para estufar as redes defendidas por Subasic e garantir Portugal na próxima fase.

Quaresma foi o autor do gol salvador dos portugueses. - Foto: GE
Quaresma foi o autor do gol salvador dos portugueses. – Foto: GE

França 2×1 Irlanda

Os franceses não vem tendo vida fácil na competição. Apesar de serem os anfitriões, seu futebol ainda não convenceu ninguém no torneio. Após uma primeira fase com jogos duros, o confronto das oitavas de final não foi diferente. No Stade des Lumières, a valente Irlanda queria vingar a eliminação da Repescagem da fase qualificatória para a Copa do Mundo de 2010, quando a França eliminou-a com um gol irregular de Gallas, após Henry dominar a bola com o braço. Os irlandeses saíram na frente, logo aos 2 minutos de jogo, quando Brady marcou de pênalti. Porém, a França pressionou muito, até que o muro da Irlanda ruiu: Griezmann marcou duas vezes em 3 minutos, no segundo tempo, decretando a classificação francesa.

Griezmann chegou a seu terceiro gol na competição e tem sido um dos melhores da França até aqui - Foto: GE.
Griezmann chegou a seu terceiro gol na competição e tem sido um dos melhores da França até aqui – Foto: GE.

Alemanha 3×0 Eslováquia

A Eslováquia até mostrou que poderia assustar grandes seleções na primeira fase, mas não passou de impressão. Jogando no Pierre-Mauroy, os eslovacos não foram páreo para os alemães. A Alemanha, sem se esforçar muito, venceu por categóricos 3 a 0, com gols de Mário Goméz, Mesut Özil e Julian Draxler. Os atuais campeões do mundo parecem finalmente terem acordado para a competição.

Sem muita dificuldade, a Alemanha derrotou a Eslováquia e se garantiu nas quartas-de-final. - Foto: GE
Sem muita dificuldade, a Alemanha derrotou a Eslováquia e se garantiu nas quartas-de-final. – Foto: GE

Hungria 0x4 Bélgica

No estádio municipal de Toulouse, a Bélgica atropelou a Hungria: 4 a 0, gols de Romelu Lukaku, Eden Hazard, Michy Batshuayi e Yannick Ferreira-Carrasco. A Hungria havia feito uma ótima primeira fase, ficando em primeira de seu grupo, mas não foi páreo para a Bélgica, que foi superior o jogo inteiro e construiu um placar justo para avançar às quartas.

Capitão da Bélgica, Hazard jogou bem e deixou sua marca - Foto: GE
Capitão da Bélgica, Hazard jogou bem e deixou sua marca – Foto: GE

Itália 2×0 Espanha

No Stade de France, Itália e Espanha reeditaram a final da última edição da Eurocopa, vencida pelos espanhóis. Dessa vez, foi bem diferente. A Itália controlou o jogo e cedeu pouco espaço à Espanha, que teve muita dificuldade para criar suas jogadas. David De Gea, goleiro espanhol, até tentou evitar a derrota como pôde, mas não foi capaz de impedir que Giorgio Chiellini e Grazziano Pellè fossem às redes e definissem a classificação da azzurra às quartas de final.

A Itália se vinga da Espanha e vai forte à próxima fase - Foto: GE
A Itália se vinga da Espanha e vai forte à próxima fase – Foto: GE

Inglaterra 1×2 Islândia

O Allianz Riviera presenciou o último confronto das oitavas. Inglaterra e Islândia se enfrentaram na grande surpresa dessa etapa do torneio: vitória da Islândia. Se fôssemos avaliar todos os fracassos da Inglaterra, talvez não seja tão surpresa assim, mas em termos de tradição, a derrota da Inglaterra era inesperada. Pesou a soberba inglesa e sobrou a vontade dos islandeses. Wayne Rooney abriu o placar, mas Sigurdsson e Sigthorsson, em falha de Joe Hart, definiram o placar.

A Islândia não quis saber do favoritismo da Inglaterra e se classificou para a próxima fase - Foto: GE
A Islândia não quis saber do favoritismo da Inglaterra e se classificou para a próxima fase – Foto: GE

Assim, os confrontos das quartas de final se definiram da seguinte maneira:

Sem título

Teremos confrontos entre equipes bem tradicionais, o que só valoriza o afunilamento da competição. Ao término da próxima fase, traremos o panorama da competição para vocês.

 

Lucas Colenghi

21 anos. Uberabense. Estudante de Letras – Português/Inglês, já me aventuro como professor. Odeio escanteio curto e acordar cedo. Tenho uma enorme paixão pelo futebol, pela língua inglesa e por games. Também estou no Tottenham Brasil.

Estamos ao vivo!
CURRENTLY OFFLINE