Copa América 2016 – 1ª rodada da fase de grupos

Na sexta-feira, 3, iniciou-se a disputa da Copa América de 2016, edição comemorativa de 100 anos da competição e que está sendo realizada… nos Estados Unidos… que disputam a Copa Ouro da CONCACAF. Fora esta questão que qualifica os EUA como sede apenas por aporte financeiro, o objetivo deste texto é dizer como foi a primeira rodada da fase de grupos da competição.

A primeira fase do torneio é composta por 4 grupos, dos quais os dois primeiros de cada irão passar para a próxima fase, que é eliminatória e decidida em jogo único, até que apenas 2 equipes façam a final e decidam quem será o campeão.

GRUPO A:

O Grupo A é composto por Colômbia, Costa Rica, Paraguai e o país sede, Estados Unidos. Na primeira rodada, apenas a Colômbia fez gols e, consequentemente, saiu com uma vitória. Os colombianos bateram os norte-americanos por 2 a 0 sem muitas dificuldades, enquanto Costa Rica e Paraguai ficaram no 0 a 0. No momento, a chave está assim:

Foto: Globo Esporte
Foto: Globo Esporte

 

Colômbia comemorando seu triunfo sobre os anfitriões - Foto: Globo Esporte
Colômbia comemorando seu triunfo sobre os anfitriões – Foto: Globo Esporte

GRUPO B:

O Grupo B é o grupo do Brasil e também contempla o Peru, o Haiti e o Equador. Na primeira rodada, enquanto a seleção peruana bateu o Haiti por 1 a 0, Equador e Brasil ficaram em um moroso 0 a 0, com a vitória pendendo mais para o lado da seleção equatoriana. Confira a configuração do grupo:

Foto: GE
Foto: GE

 

Paolo Guerrero (esquerda) foi o autor do tento que decretou a vitória peruana em seu jogo - Foto: GE
Paolo Guerrero (esquerda) foi o autor do tento que decretou a vitória peruana em seu jogo – Foto: GE

Grupo C:

O Grupo C contempla as seleções do México, do Uruguai, da Venezuela e da Jamaica. Duas seleções saíram na frente neste grupo: enquanto o México bateu o Uruguai por 3 a 1, no jogo mais movimentado da rodada, a Venezuela bateu a Jamaica por 1 a 0. A pontuação está da seguinte maneira:

Foto: GE
Foto: GE

 

Rondón e Martínez comemorando a vitória da seleção "Viñotinto" - Foto: GE
Rondón e Martínez comemorando a vitória da seleção “Viñotinto” – Foto: GE

 

O México foi o responsável pela vitória mais segura da rodada - Foto: GE
O México foi o responsável pela vitória mais segura da rodada – Foto: GE

GRUPO D

O grupo D é o último da Copa América. Argentina, Chile, Panamá e Bolívia estão nele. Nessa primeira rodada, enquanto a Argentina bateu o Chile por 2 a 1, em reencontro após a final da verdadeira Copa América, em 2015, o Panamá derrotou a Bolívia pelo mesmo placar, gol dois gols do interminável Blas Pérez. O grupo está configurado assim:

Foto: GE
Foto: GE

 

Seleção Panamenha comemorando seu triunfo - Foto: GE
Seleção Panamenha comemorando seu triunfo – Foto: GE

 

Dí Maria (esquerda) foi o grande nome da Argentina na estreia da "albiceleste" na competição. - Foto: GE
Dí Maria (esquerda) foi o grande nome da Argentina na estreia da “albiceleste” na competição. – Foto: GE

 

 

Lucas Colenghi

21 anos. Uberabense. Estudante de Letras – Português/Inglês, já me aventuro como professor. Odeio escanteio curto e acordar cedo. Tenho uma enorme paixão pelo futebol, pela língua inglesa e por games. Também estou no Tottenham Brasil.

Estamos ao vivo!
CURRENTLY OFFLINE