O que acontece quando um homem comum torna-se um “Super” Herói?

Caros leitores, recentemente assisti um anime que pode ser considerado, no mínimo, diferente, Samurai Flamenco, e decidi comentar um pouco sobre ele aqui no site. Preparem-se então para a primeira resenha de um anime do Cebola Verde. O anime está disponível na Netflix, e contém 22 episódios. Primeiramente gostaria de esclarecer o modelo de resenha que eu vou escrever; o anime pode ser dividido em arcos, ou histórias menores dentro do todo, então decidi ir escrevendo aos poucos, para que vocês possam acompanhar à medida que vou fazendo a review. Não darei spoilers importantes dos episódios que ainda não foram analisados, nada que prejudique o desenrolar da trama; reservarei um espaço no final da postagem para conversar um pouco mais profundamente, dessa vez, com spoilers, dos episódios já comentados.

Não conheço muito a história do mangá Samurai Flamenco Another Days, escrito por Seiko Takagi e publicado pela Square Enix (Dragon Quest, Kingdom Hearts), então nessa resenha vou me ater ao anime, escrito por Hideyuki Kurata (Hellsing), dirigido por Takahiro Omori (Durarara!!), transmitido originalmente na Fuji Television, de 10 de outubro de 2013 à 27 de março de 2014.

A primeira review vai ser dos episódios 1-7, o arco que gosto de chamar de Kick-ass ou Vigilante.

Masayoshi Hazama é um modelo, de 19 anos, que sempre teve como sonho ser um herói e lutar pela justiça (daqueles bem clichés mesmo); então um dia ele começa a investir em seu sonho e veste o manto de Samurai Flamenco, um herói criado pelo seu avó, para ensinar os conceitos que todos buscam em um herói; tornando-se um “vigilante mascarado”. Hazama logo percebe que está se metendo em problemas maiores do que ele consegue resolver, e após um de seus fracassos como um vigilante, ele conhece Hidenori Goto, um policial que o confunde com um louco que estava andando nu pela rua (assistam o primeiro episódio para entender o contexto); Goto fica sabendo sobre o segredo do Samurai Flamenco e tenta ajudar Hazama em sua nova empreitada.

samflamHazama e Goto

Hazama inicialmente consegue conciliar seu trabalho diurno como modelo e seu trabalho noturno como Samurai Flamenco, até que durante uma noite de “combate ao crime” ele é filmado, e rapidamente é viralizado por todo o Japão. Com a “Febre Flamenco” tomando conta do país, era de se esperar que pessoas como Sumi Ishihara (empresária de Hazama) e Akira Konno (dono do site High Rollers Hi!) começassem a suspeitar da verdadeira identidade do Samurai; além disso, mais pessoas como Hazama começam a aparecer, a começar por Mari Maya, membro do grupo pop Mineral Miracle Muse, que posteriormente convence as demais membros a ajudá-la no combate ao crime.

Flamenco Ruby, Flamenco Diamond, e Flamenco Sapphire

Em linhas gerais, os sete primeiros episódios do anime são um pouco devagar, parece que “não vão levar a lugar nenhum”, mas assim que se entende a cadência do anime, percebe-se a excelente construção dos personagens, cada um no seu devido tempo e sempre abrindo espaço para aprimorar suas personalidades. Até esse ponto o anime é claramente uma paródia de histórias de vigilantes, tendo uma pegada bem parecida com Kick-ass (Mark Millar – Icon), no que tange a apresentar um “Super” Herói mascarado, sem poder algum,  que se propõe a combater o crime, ou seja, um vigilante (mas é uma história bem leve, sem aquela violência gratuita que tanto gostamos 😛); até se assemelha a Kick-ass no fato de o herói principal ter dado o pontapé inicial para que surgissem outros heróis mascarados. E nisso Samurai Flamenco se destaca. A história não em si original, apresentando um tema relativamente bem trabalhado em diversas mídias, o que o diferencia é sua originalidade na construção das motivações, dos anseios dos personagens principais; além de um humor leve muito bem elaborado.

Por fim, espero muito saber o que essa série vai virar. O sétimo episódio acaba com um plot-twist digno de ser caracterizado como mind-blowing, com um belo gosto de WTH?! seguido de uma pitada de quero mais! O tema do anime até então pode ser resumido em: O que acontece quando um homem comum torna-se um “Super” Herói?

Veredito final: VOCÊS PRECISAM ASSISTIR! – 4.0 de 5.0 Cebolas

Tiagolucast

Futuro doutor, Nerd, Agnóstico, Artista amador, Acha que 8-bits são a única e verdadeira forma de arte (Só que não), Torcedor da equipe de curling canadense, Fascinado pelo cérebro humano, Apoiador da clonagem humana, Acha que as máquinas não vão dominar o planeta (porque elas são boazinhas)

Estamos ao vivo!
CURRENTLY OFFLINE